SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada

Autori

Parole chiave:

Medicalização. Infância. Foucault.

Abstract

RESUMO: Este artigo integra um estudo teórico sobre medicalização da educação e da sociedade. Tem como objetivo refletir, a partir de algumas construções teóricas de Michel Foucault, o avanço contemporâneo de práticas medicalizantes, no contexto escolar, sustentadas por um discurso biologizante para explicações referentes a problemas de escolarização. Problematiza-se o processo pelo qual o saber médico perde suas fronteiras e é incorporado no âmbito escolar como único discurso possível de explicação para o não aprender. Enfatiza-se a escola, o diagnóstico e a medicação como dispositivos de captura da infância no jogo do poder disciplinar. A infância é aqui entendida na perspectiva de Philippe Ariés como uma construção social.

Palavras-chave: Medicalização. Infância. Foucault.

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Biografia autore

Selma Regina Gomes, Faculdade de Inhumas - FacMais

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2019), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2012), Especialização em Psicologia Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2001), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2001), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1989). Atualmente é professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, onde atua na área de educação inclusiva: tendo conhecimentos básicos em LIBRAS, Braille e Atendimento a pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. É docente na Faculdade de Inhumas, onde atua como docente no curso de Mestrado em Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando no Ensino Superior (1990 a 2010), na Universidade Estadual de Goiás com as disciplinas: Didática, Psicologia, Fundamentos da Educação; na Coordenação do curso de Pedagogia, Coordenação de Estágio e Coordenação Pedagógica

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Pubblicato

2020-12-10

Come citare

Gomes, S. R. (2020). SOCIEDADE MEDICALIZADA: Infância capturada. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperato da https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15532

Fascicolo

Sezione

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação