O CONCEITO DE SOCIEDADE DE CONSUMIDORES EM ZYGMUNT BAUMAN: Implicações para a compreensão da subjetividade do sujeito contemporâneo

Autori

  • Adriano Machado Oliveira Universidade Federal de Tocantins

Abstract

O presente estudo teórico explora o conceito de sociedade de consumidores na obra do sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Em particular, o trabalho objetiva analisar, a partir de sua obra, de que modo a subjetividade do sujeito contemporâneo se faz construída ao tomarmos como referência as implicações teóricas do conceito sociedade de consumidores. Acerca desse processo, o artigo procura evidenciar os principais argumentos do sociólogo acerca da conformação de um modelo societário reproduzido através da associação entre estado e mercado, e o modo como seus dispositivos acabam por incidir nos sujeitos. Estratégias de vida específicas, com ênfase para uma participação na vida pública legitimada pela compra de objetos de mercado, apontam para um cenário no qual desejos e anseios possuem como referentes novas crenças sobre a felicidade. O estudo sinaliza, por conseguinte, para a concepção de sociedade de consumidores proposta por Bauman como uma ferramenta conceitual que colabora efetivamente para uma leitura da produção de subjetividade a partir da conjuntura macroeconômica da sociedade contemporânea.

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Biografia autore

Adriano Machado Oliveira, Universidade Federal de Tocantins

Doutor em Educação – UFSM. Professor Adjunto da UFT - Campus Araguaína.

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Pubblicato

2012-12-31

Come citare

Oliveira, A. M. (2012). O CONCEITO DE SOCIEDADE DE CONSUMIDORES EM ZYGMUNT BAUMAN: Implicações para a compreensão da subjetividade do sujeito contemporâneo. Cadernos Zygmunt Bauman, 2(4). Recuperato da https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1649