A LIQUIDEZ DAS RELAÇÕES DO TORCER NA CONTEMPORANEIDADE: aproximações comportamentais entre jovens gaúchos e valencianos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n28.2022.6Parole chiave:
Modernidade Líquida, Futebolização, Comunidade Valenciana, Rio Grande do Sul, Jovens torcedoresAbstract
Tendo como base teórica o fenômeno da Futebolização e o conceito de Modernidade Líquida, este artigo faz análises comparativas entre crianças e jovens do Rio Grande do Sul e da Comunidade Valenciana acerca dos comportamentos identitários vinculados ao futebol contemporâneo e pós-moderno. Utilizamos metodologias de pesquisa mistas para apresentar, cruzar e analisar os dados coletados. A partir das análises, tornar-se possível falar de uma tribo infanto-juvenil global futebolizada, que está vinculada as mais ricas e superequipes da contemporaneidade (todas elas sediadas na Europa) e as celebridades da modalidade. São típicos comportamentos do torcedor (ou aficionado) flâneur ou pós-moderno, inserido na Modernidade Líquida.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALABARCES, Pablo. Cidadania e narrativas nacionais do futebol argentino contemporâneo. Eco-Pós. Brasil, v.5 (1), p.27-36, 2002.
Análise Econômico-Financeira dos Clubes Brasileiros de Futebol. 11ª edição. Demonstrações Financeiras de 2019. Itaú BBA. Diretoria Geral de Atacado. Julho/2020.
ANDRADE, Paula Deporte, & COSTA, Marisa Vorraber. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em educação. Textura, Canoas, v.17 (34), p.48-63, 2015.
BAUER, Martin; GASKELL, George (eds). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
BAUMAN, Zygmunt; LEONCINI, Thomas. Nascidos em tempos líquidos. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP, 2003.
DANTAS, Marina de Mattos; ANJOS, Luiza Aguiar dos; MENDES, Bárbara Gonçalves. Torceres: pensando diferentes posibilidades de pertencimento clubístico. Licere, Belo Horizonte, v.24, n.1, mar/2021.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Lisboa: Edições Antipáticas, 2005.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília, DF: 1990.
EUROPEAN CLUB ASSOCIATION. Fan of the future: definig modern football fandon. Nyon, Switzerland: ECA, 2020.
GASTALDO, Édison. Jogos, identidade e poder: uma entrevista com Pablo Alabarces. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação – E-Compós, Brasília, v.16, n.3, set/dez. 2013.
GIULIANOTTI, Richard. Sociologia do futebol: dimensões históricas e socioculturais do esporte das multidões. São Paulo: Nova Alexandria, 2010.
GIULIANOTTI, Richard. Fanáticos, seguidores, fãs e flâneurs: uma taxonomia de identidades do torcedor no futebol. Recorde: Revista de História do Esporte. Volume 5 (1), p.1-35, 2012.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v.22 (2), p.15-46, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
KOCH, Rodrigo. Marcas da futebolização na cultura e na educação brasileira. Dissertação (Mestrado em Educação). ULBRA, Programa de Pós-Graduação em Educação, Canoas/RS, 2012.
KOCH, Rodrigo. Identidades em construção: um olhar sobre a Futebolização da juventude no Ensino Médio. Tese (Doutorado em Educação). UFSM, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria/RS, 2018.
KOCH, Rodrigo. Futebolização: identidades torcedoras da juventude pós-moderna. Brasília, DF: Trampolim Editora/Ministério da Cidadania, 2020.
KOCH, Rodrigo. Como será o torcedor de futebol pós-pandemia? Indicativos do Rio Grande do Sul de novas identidades torcedoras. FuLiA/UFMG, v.6, n.1, pp.28-49, jan.-abr. 2021a.
KOCH, Rodrigo. Marcas da futebolização no cotidiano da Comunidade Valenciana. Ludopédio, São Paulo, v. 149, n. 14, 2021b.
KOCH, Rodrigo. Identidades culturales de niños y jóvenes aficionados al fútbol en la Comunitat Valenciana. Ludopédio, São Paulo, v. 151, n. 2, 2022.
LIPOVETSKY, Gilles. Da leveza: rumo a uma civilização sem peso. Barueri, SP: Manole, 2016.
LLOPIS-GOIG, Ramon. Práctica, consumo e identificación: la primacia del fútbol en las pautas de ócio de la sociedade española. Panorama Social. Número 14. Segundo Semestre, páginas: 136-148. 2011
LLOPIS-GOIG, Ramon. Identificación con clubes y cultura futbolística en España: una aproximación sociológica. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. Volumen IX - año IX Páginas: 236-251. ISSN:1885-3137, nº 33 - Julio – 2013.
LLOPIS-GOIG, Ramon. Globalización y transnacionalismo en el fútbol europeo: hallazgos y conclusiones derivados del proyecto FREE. In: CORNELSEN, Elcio Loureiro; CAMPOS, Priscila Augusta Ferreira; SILVA, Silvio Ricardo da. Futebol, linguagem, artes, cultura e lazer 2: produção acadêmica sobre futebol, análises e perspectivas. Rio de Janeiro: Jaguatirica, 2017.
SILVA, Juremir Machado da. A sociedade midíocre. Porto Alegre; Sulina, 2012.
STEINBERG, Shirley. Kindercultura: a construção da infância pelas grandes corporações. In: Silva, L.H., Azevedo, J.C., & Santos, E.S. (Orgs.). Identidade Social e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: SMED, 1997.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.