ESCRITOS SOBRE A EXPERIÊNCIA: De Zizek a Larrosa
Parole chiave:
Capitalismo, Experiência, Sujeito da experiênciaAbstract
O objetivo deste trabalho é investigar e correlacionar os conceitos sobre o sujeito da experiência e a experiência, de acordo com as obras de Jorge Larrosa e Slavoj Žižek. Esse estudo será por meio de uma revisão bibliográfica, a fim de, identificar os possíveis entrelaçamentos da experiência com a sociedade capitalista e, as substanciais diferenças apontadas por ambos os autores no decorrer de suas obras. Assim surgiu a relação e os atravessamentos que o capitalismo promove e a posteriori significados e empecilhos para a experiência na sociedade contemporânea. Dessa maneira, aponta que a experiência conta com marcas subjetivas, causadoras de efeitos e reflexos no âmbito social, tendo em vista que, também apontamos o Real como causa e efeito de um corte no processo de sentido da sociedade contemporânea, resultando em uma ação que retroalimenta a existência do capitalismo. Enfim ao localizarmos a experiência como mecanismo capaz de evitar a captura do sujeito frente aos processos que está inserido, possibilitou-nos traçar horizontes teóricos para com o atual processo sócio histórico.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BONDÍA, J. L. Nietzsche & a Educação./ tradução Semíramis Gorini da Veiga. -3. Ed. – Belo Horizonte : Autentica, 2009.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19.
BONDÍA, J. L. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas/ tradução Alfredo Veiga-Neto, 5. Ed.;2. Reimp. – Belo Horizonte; Autentica Editora, 2015.
BONDÍA, J. L. Tremores: escritos sobre a experiência./ tradução Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. -1.ed.;2. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. – (Coleção Educação : Experiência e Sentido)
CHAGAS, A. Produção de textos acadêmicos: dos bastidores à elaboração do texto/ Arnaldo Chagas. Ed. 1 - Rio de Janeiro: Barra Livros, 2014
GIL, A.C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Atlas, São Paulo, 2008.
MEIRELLES, C. Obra Poética. 2a Ed. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1985, p. 442-94.
ZIZEK, S. A tinta vermelha: discurso de Žižek no Occupy Wall Street. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2011/10/11/a-tinta-vermelha-discurso-de-slavoj-zizek-aos-manifestantes-do-movimento-occupy-wall-street/#prettyPhoto Acesso em: 17/05/2016.
ZIZEK, S. Bem vindo ao deserto do real/ tradução Paulo Cezar Castanheira . – São Paulo: Boitempo, 2003.
ZIZEK, S. Como ler Lacan/tradução Maria Luiza X. de A. Borges; revisão técnica Marco Antonio Coutinho Jorge. – Rio De Janeiro: Zahar, 2010.
ZIZEK, S. Menos que nada: Hegel e a sombra do materialismo dialético/ tradução Rogério Bettoni. – São Paulo : Boitempo, 2013.
ZIZEK, S. Problema no paraíso: do fim da história ao fim do capitalismo/ tradução Carlos Alberto Medeiros. -1.ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
ZIZEK, S. Vivendo no fim dos tempos/ tradução Maria Beatriz de Medina. – São Paulo: Boitempo, 2012.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.