SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto

Autores

Palavras-chave:

Tobias Barreto, Transferências e circulações de ideias, Brasil Império.

Resumo

O trabalho analisa a composição da crítica dos aqui chamados “saberes modernos”, especificamente a educação, sociologia, psicologia e teologia à luz da recepção das ideias europeias no interior do pensamento e obra do filósofo e jurista Tobias Barreto (1839-1889). Considerado figura central na constituição do movimento intelectual que recebeu a alcunha de “Escola do Recife”, Tobias Barreto foi o vetor de recepção e apropriação de ideias estrangeiras, especialmente alemãs no Brasil Império. A tese que aqui procuramos desenvolver é a de que a crítica a esses saberes constitui um mesmo locus de reflexão e um feixe de interesses de projeção política que propunha uma nova posição do país no contexto geral das nações do oitocentos.

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Biografia do Autor

Aruanã Antonio dos Passos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco.

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Carolina Rodrigues da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.

Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo programa de pós graduação da UTFPR campus Pato Branco (PPGDR), na linha de pesquisa Educação e Desenvolvimento Regional. Graduada em História, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Desenvolveu pesquisa sobre a obra de Primo Levi. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem experiência na área de História, trabalhando com os temas da memória e da literatura de testemunho.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco.


Professora Associada da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco. Mestrado e Doutorado em Educação ( Unicamp). PhD em Educação. Especialista em Literatura Brasileira, Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino Tecnológico . Licenciada em Letras- Inglês. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UTFPR, na Linha Educação e Desenvolvimento, na qual orienta no Mestrado e no Doutorado, os temas: Políticas públicas de educação e de desenvolvimento; Políticas públicas de educação para populações do campo; Políticas públicas migratórias; Políticas públicas para pessoas idosas; Educação em direitos humanos & diversidades. Membro do Comitê de Assessores de Áreas (CAA) da Fundação Araucária. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEL- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Linguagem. Membro do Centro de Pesquisa e Apoio ao desenvolvimento Regional . Membro do Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas (Unochapecó). ( CEPAD). Membro do Grupo de Estudos sobre Imigrações para o Oeste de Santa Catarina (GEIROSC). Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão.

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Publicado

2019-09-08

Como Citar

Passos, A. A. dos, Silva, C. R. da, & Bernartt, M. de L. (2019). SABERES MODERNOS SOB A CRÍTICA DO INTELECTO: apontamentos sobre Educação, Sociologia, Psicologia e Teologia no pensamento e obra de Tobias Barreto. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12055

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação