Inteligência emocional e sua influência em práticas educativas
Palavras-chave:
Inteligência emocional. Práticas educativas. Ensino Médio. BNCC.Resumo
A inteligência emocional é um dos temas mais discutidos na contemporaneidade e seus estudos relacionando emoção e educação se destacam, influenciando nas práticas educativas. Este estudo teve como objetivo entender sobre a Inteligência Emocional e a sua influência nas práticas educativas, esclarecendo como ela pode ser uma aliada no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os estudos publicados no período de janeiro a dezembro do ano de 2019. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico e Periódicos Capes, selecionando artigos, teses e dissertações. Para a realização da pesquisa utilizou-se os seguintes descritores: inteligência emocional, BNCC e ensino médio. A Inteligência emocional é destacada no trabalho como processo contínuo para atingir as competências da BNCC. A proposta apresentada pela BNCC é de uma formação geral em oposição à formação específica. É necessário termos investigações futuras e a realização de outros estudos que relacionem as competências emocionais ou socioemocionais como possíveis soluções aos diversos problemas que afetam a escola pública.
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