PANC como ferramenta de ensino na Educação Ambiental Crítica

Autores

  • Juliana Guimarães Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Nilvania Aparecida de Mello Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Giovana Faneco Pereira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.28

Palavras-chave:

Oficinas pedagógicas, Formação continuada, Agentes multiplicadores

Resumo

A Educação Ambiental Crítica precisa ser incorporada na prática pedagógica dos professores, sendo essencial a utilização de estratégias que façam parte do contexto dos indivíduos. As Panc (Plantas Alimentícias Não Convencionais) destacam-se como importantes ferramentas de ensino, pois possibilitam, entre outros, a valorização dos saberes, promovem a diversidade, segurança e autonomia alimentar, além disso, permitem deduzir as características e condições do solo. O objetivo geral deste trabalho é demonstrar a importância das Panc como ferramenta de ensino na Educação Ambiental Crítica. Enfatiza-se que por meio das oficinas pedagógicas, foi possível constatar que as Panc tem um potencial significativo como ferramenta de ensino, no entanto, é primordial investir na formação continuada dos docentes que atuam desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, para que assim os mesmos estejam aptos e sintam-se seguros para atuarem como agentes multiplicadores do conhecimento.

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Biografia do Autor

Juliana Guimarães, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Mestranda em Desenvolvimento Regional, Área de Concentração: Desenvolvimento Regional Sustentável, Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, pela Faculdade Internacional de Curitiba (2007). Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos, pela UTFPR (2010). Especialista em Educação Especial: Formação Generalista com ênfase em surdez, pela Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas (2011). Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012). Graduação em Ciências, Licenciatura Plena, Habilitação: Biologia, pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (2005). Graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010).

Nilvania Aparecida de Mello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994), mestrado em Agronomia - Área de concentração física, gestão e conservação de solo-pelo Departamento de Solos e Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Paraná (1996) e documentação em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e pós-doutorado em Filosofia da Ciência pela Joseph Fourrier University (França) Atualmente é professora titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase apenas em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, qualidade ambiental, enfoque sistêmico, qualidade da água e do meio ambiente, educação ambiental.

Giovana Faneco Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. Doutora em Ciências Ambientais pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2012). Mestrado em Ciências Ambientais pelo mesmo programa (2007). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atua na área de Taxonomia e Ecologia Vegetal, com ênfase em levantamentos florístico e fitossociológico, vegetação ripária e plantas alimentícias não convencionais (PANC, hortaliças tradicionais, hortaliças não-tradicionais).

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

Guimarães, J., Mello, N. A. de, & Pereira, G. F. (2024). PANC como ferramenta de ensino na Educação Ambiental Crítica. Cadernos Zygmunt Bauman, 12(30). https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.28

Edição

Seção

Perspectivas educacionais