Linguagem poética e moda
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n30.2022.34Palavras-chave:
moda, poesia, visualidade, silêncioResumo
A presente reflexão se volta para os diferentes sentidos da noção de concretude manifestos no trabalho teórico dos concretistas brasileiros, que chegaram à procura pelo realismo da palavra poética, que desafia a visão da linguagem enquanto um sistema autônomo em relação à realidade e à cultura de consumo. Criticada no contexto do consumismo por Zygmunt Bauman, a moda não deixa, com efeito, de desvelar algumas ambiguidades potencialmente subversivas. A concretude da palavra poética pode ser, de fato, encontrada nos textos que valorizam o visível fotográfico, o inatingível, assim como a moda e o silêncio. Como o demonstra a perspectiva comparatista e a interpretação dos textos de Natasha Trethewey, de Henri Michaux e de Miron Białoszewski, o concretismo afirma também a prática de uma intertextualidade subversiva, assim como a crítica do fonocentrismo.
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