Sobre a Revista

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA

Missão: é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, produzidos/as por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, nacionais e internacionais, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.

ISSN 2178-2229

Periodicidade: Trimestral 

Qualis/CAPES (2017-2020): A3 

Notícias

Edição Atual

v. 31, n. 4, out./dez. 2024
					Visualizar v. 31, n. 4, out./dez. 2024
Publicado: 2024-12-18

Dossiê "Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe"

  • Apresentação - Dossiê Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe

    Sônia Maria da Silva Araújo
    7
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.73
  • A temática indígena nas revistas brasileira e mexicana de história da educação

    Sônia Maria da Silva Araújo, Alicia Civera Cerecedo
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.58
  • Pedagogias decoloniais: do giro decolonial latino-americano ao contexto científico brasileiro

    Alder de Sousa Dias, Damião Bezerra Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.59
  • Disciplina e controles escolares em Cuba nos discursos de Ciência (1880-1898)

    Yoel Cordoví Núñez
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.60
  • Interculturalidade e educação na fronteira franco-brasileira: distâncias entre o normatizado e o praticado (1996-2020)

    Andreia Martel Torres, Sidney Lobato
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.61
  • Análise histórica da matemática na educação primária cubana nos séculos XIX e XX

    Marcelina Caridad Moreno García, Walfredo González Hernández
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.62
  • Colonialidade pedagógica na Amazônia brasileira: educação para o sistema-mundo moderno/colonial

    Albert Alan de Sousa Cordeiro, Raimundo Nonato de Pádua Câncio
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.63
  • A política higienista para a infância na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil nos séculos XIX e XX

    Laura Maria Silva Araújo Alves, Lucía Lionetti, Welington da Costa Pinheiro
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.64
  • A concepção de educação popular em José Martí e Paulo Freire: um encontro entre Cuba e Brasil

    Sônia Maria da Silva Araújo, Oscar Andrés Piñera Hernández, Dainerys Naranjo Fagundo
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.65
  • Juventudes geracionais: reverberações históricas e suas representações

    Ivany Pinto Nascimento, Lucía Lionetti
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.66

Artigos

  • O estado do conhecimento sobre a Educação Física no Novo Ensino Médio

    Sérgio de Oliveira Junior, Victor Julierme Santos da Conceição
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.67
  • Mineração de texto sobre gamificação no ensino de história e inclusão: proposta de revisão sistemática

    Vinicius Freitas de Menezes, Claudete da Silva Lima Martins, Cristiano Corrêa Ferreira
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.68
  • Escolarização e autoria negra para o enfretamento da deslegitimação da população afro-brasileira

    Mariléia dos Santos Cruz
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.69
  • Professores iniciantes: os desafios docentes na educação básica

    Thais Pulgatti Trindade, Celso Ilgo Henz, Doris Pires Vargas Bolzan
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.70
  • A docência para professores iniciantes das Ciências Agrárias nas Universidades Comunitárias do Oeste de SC

    Tania Maria Zaffari Farias, Nadiane Feldkercher, Daniela Pederiva Pensin
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.71
  • Finalização da carreira docente: características e desafios

    Risia Silva Chaves, Lúcia Gracia Ferreira
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.72
  • Cultura material escolar: reflexões sobre a pesquisa

    Claudia Alves
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.74
  • Sentidos atribuídos ao conceito de cotidiano no ensino de ciências: compreensão a partir pesquisas apresentadas nos ENPEC

    Nathalie Guerra Vilela, Agenor Pina da Silva, João Ricardo Neves da Silva
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.75

Dossiê: Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas

  • Dossiê - Educação e Diversidade: o olhar sobre as comunidades ciganas

    Iran de Maria Leitão Nunes, Maria Patrícia Lopes Goldfarb, Mércia Rejane Rangel Batista
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.76
  • Na trilha dos viajantes: perspectivas para uma pedagogia da itinerância

    Flávio José de Oliveira Silva
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.77
  • A inclusão dos ciganos no sistema de cotas nas Instituições Estaduais e Federais de Ensino Superior: apresentando a situação no estado da Paraíba

    Mercia Rejane Rangel Batista, Maria Patrícia Lopes Goldfarb, Tomke Christiane Lask
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.78
  • “Dia municipal da etnia cigana de Penedo – AL”: contexto e reflexões na comunidade Calon e na escola

    Edluza Maria Soares de Oliveira, Claudia Mura
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.79
  • Encontro de Saberes e extensão universitária: práticas educativas entre a Escola e a Comunidade Cigana Calon em Sousa/PB

    Luan Gomes dos Santos de Oliveira
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.80
  • A formação continuada de professores gadjés no município de Raposa/MA

    Luane Mendes Gonçalves, Iran de Maria Leitão Nunes
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.81
  • Nas ondas da comunicação: ciganos e Podcast

    José Aclecio Dantas, Maria Patrícia Lopes Goldfarb
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.82
  • Jogos como ferramentas de ensino de histórias ciganas: aplicação e implementação do jogo “A última canção de Birkenau”

    Lucas Medeiros de Araújo Vale, Aquiles Medeiros Filgueira Burlamaqui
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.83
  • Experiências profissionais e educacionais entre jovens Calon da comunidade cigana de Sousa-PB

    Mércia Rejane Rangel Batista, João Dias Pereira
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.84
  • Dando visibilidade ao povo cigano da Paraíba: resgatando cidadania, garantindo direitos

    Janine Marta Coelho Rodrigues, Silvestre Coelho Rodrigues, Maria José Rangel, Anne Jaqueline Clark
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.85
Ver Todas as Edições