Sobre a Revista

Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA

Missão: é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos originais, inéditos, multi/interdisciplinares, desde que sejam voltados para área de Educação, produzidos/as por pesquisadores desta Universidade e de outras instituições congêneres, nacionais e internacionais, a fim de possibilitar o intercâmbio científico e institucional.

ISSN 2178-2229

Periodicidade: Trimestral 

Qualis/CAPES (2017-2020): A3 

Notícias

Edição Atual

v. 31, n. 4, out./dez. 2024
					Visualizar v. 31, n. 4, out./dez. 2024
Publicado: 2024-12-18

Apresentação

  • Apresentação - Dossiê Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe

    Sônia Maria da Silva Araújo
    7
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.73

Dossiê "Escritos sobre educação na América Latina e o Caribe"

  • A temática indígena nas revistas brasileira e mexicana de história da educação

    Sônia Maria da Silva Araújo, Alicia Civera Cerecedo
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.58
  • Pedagogias decoloniais: do giro decolonial latino-americano ao contexto científico brasileiro

    Alder de Sousa Dias, Damião Bezerra Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.59
  • Disciplina e controles escolares em Cuba nos discursos de Ciência (1880-1898)

    Yoel Cordoví Núñez
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.60
  • Interculturalidade e educação na fronteira franco-brasileira: distâncias entre o normatizado e o praticado (1996-2020)

    Andreia Martel Torres, Sidney Lobato
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.61
  • Análise histórica da matemática na educação primária cubana nos séculos XIX e XX

    Marcelina Caridad Moreno García, Walfredo González Hernández
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.62
  • Colonialidade pedagógica na Amazônia brasileira: educação para o sistema-mundo moderno/colonial

    Albert Alan de Sousa Cordeiro, Raimundo Nonato de Pádua Câncio
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.63
  • A política higienista para a infância na América Latina: os casos da Argentina e do Brasil nos séculos XIX e XX

    Laura Maria Silva Araújo Alves, Lucía Lionetti, Welington da Costa Pinheiro
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.64
  • A concepção de educação popular em José Martí e Paulo Freire: um encontro entre Cuba e Brasil

    Sônia Maria da Silva Araújo, Oscar Andrés Piñera Hernández, Dainerys Naranjo Fagundo
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.65
  • Juventudes geracionais: reverberações históricas e suas representações

    Ivany Pinto Nascimento, Lucía Lionetti
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.66

Artigos

  • O estado do conhecimento sobre a Educação Física no Novo Ensino Médio

    Sérgio de Oliveira Junior, Victor Julierme Santos da Conceição
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.67
  • Mineração de texto sobre gamificação no ensino de história e inclusão: proposta de revisão sistemática

    Vinicius Freitas de Menezes, Claudete da Silva Lima Martins, Cristiano Corrêa Ferreira
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.68
  • Escolarização e autoria negra para o enfretamento da deslegitimação da população afro-brasileira

    Mariléia dos Santos Cruz
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.69
  • Professores iniciantes: os desafios docentes na educação básica

    Thais Pulgatti Trindade, Celso Ilgo Henz, Doris Pires Vargas Bolzan
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.70
  • A docência para professores iniciantes das Ciências Agrárias nas Universidades Comunitárias do Oeste de SC

    Tania Maria Zaffari Farias, Nadiane Feldkercher, Daniela Pederiva Pensin
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.71
  • Finalização da carreira docente: características e desafios

    Risia Silva Chaves, Lúcia Gracia Ferreira
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n4.2024.72
Ver Todas as Edições