ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?

Autores

  • Beatris Cristina Possato Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont (IFSD)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v25n4p107-127

Palavras-chave:

Professores, Condições de trabalho, Educação Pública, Absenteísmo,

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa de doutorado, de cunho etnográfico, realizada em uma escola pública estadual na periferia de Campinas-SP. A pesquisa etnográfica foi composta de observação participante, com registro em diário de campo e entrevistas com os diferentes sujeitos da investigação. Após observar o cotidiano da escola durante um ano letivo, constatou-se uma elevada percentagem de absenteísmo dos professores, que impossibilitava os alunos de garantir seu direito à educação e se tornava o maior problema estrutural da escola. Deste modo, além da observação da rotina escolar, das aulas, da sala dos professores e de conversas informais realizou-se entrevistas com alguns professores da escola, com o objetivo de analisar suas condições de trabalho e o motivo das ausências excessivas. Os resultados demonstraram que não somente a degradação salarial era um desestímulo para a carreira do professor causando o absenteísmo, mas igualmente a sobrecarga de trabalho, as constantes mudanças de equipe gestora, a falta de valorização de projetos inovadores, a discordância da progressão continuada e/ou promoção automática, entre outros, eram aspectos considerados massacrantes para os entrevistados. As ausências dos professores eram justificadas como uma forma de se manter sua saúde física e mental e para os alunos, essas ausências representavam uma defasagem ainda maior na qualidade da educação pública.

Palavras-chave: Professores. Condições de trabalho. Educação Pública. Absenteísmo

ABSENTEEISM AND WORKING CONDITIONS DOCENT: what do teachers tell?

Abstract

This article is part of my doctorate degree research, of ethnographic die, developed in a state public school, in the suburbs of Campinas-SP. The ethnographic research was composed of participant observation, with record in field journal and interviews with the different subjects of the investigation. After watching every day routines of this institution, along a school-year, a high percentage of absentee is was verified, making impossible to assure the student rights to education. This was the major problem in the school. In such way, after this observation of school dail y activities, of classes, teachers´ room, and after informal conversations we performed interviews with some teacher soft his scholar institution, our objective was to analyze the working conditions and there a sons behind the excessive absences. The results demonstrated that, not only the degradation of salary compensation was discouraging to the teachers´careerrs causing absenteeism, but the constant work over load, constant changes of the managing team, the lack of valorization of innovating projects, disagreement son continuity y of progression and/or automatic promotion, a mongothers, were some of the aspects that, according to the inter viewees, were ex hausting. Teachers´ absences were justified as a way to guarantee e psycho-physical healthand for students, these absences represented a bigger gap of the public education.

Keywords: Teachers. Working Conditions. Public Education. Absenteeism.

ABSENTISMO Y CONDICIONES DE TRABAJO DOCENTE: ¿qué narran los profesores?

Resumen

Este artículo es parte de una investigación de doctorado, de cuño etnográfico, realizada en una escuela pública estatal en la periferia de Campinas-SP. La investigación etnográfica fue compuesta por observación participante, con registro en el diario de campo y entrevistas con los distintos sujetos de la investigación. Después de observar el cotidiano de la escuela durante un año, se constató un elevado porcentaje de absentismo de profesores, que imposibilitaba a los alumnos de su derecho a la educación y se convertía en el mayor problema estructural de la escuela. De este modo, además de la observación de la rutina escolar, de las clases, de la sala de profesores y de conversaciones informales se realizaron entrevistas con algunos profesores de la escuela, con el objetivo de analizar sus condiciones de trabajo y el motivo de las ausencias excesivas. Los resultados demostraron que no sólo la degradación salarial era un desestímulo para la carrera del profesor causando el absentismo, pero también la sobrecarga de trabajo, los constantes cambios de equipo gestor, la falta de valorización de proyectos innovadores, la discordancia de la progresión continuada y / o promoción automática, entre otros, eran aspectos considerados masacrantes para los entrevistados. Las ausencias de los profesores eran justificadas como una forma de mantener su salud física y mental y para los alumnos, estas ausencias representaban un desfase aún mayor en la calidad de la educación pública.

Palabras clave: Profesores. Condiciones de trabajo. Educación Pública. Absentismo.

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Biografia do Autor

Beatris Cristina Possato, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais – Campus Santos Dumont (IFSD)

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-doutorado na Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID) sendo bolsista da Capes. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Integrante dos grupos de pesquisa Violar (FE-Unicamp) e Narrar (UNICID). Foi professora titular da UNIB e atualmente é docente do Instituto Federal Sudeste de Minas.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

POSSATO, Beatris Cristina.
ABSENTEÍSMO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE: o que narram os professores?
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 4, p. 107–127, 30 Dez 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10444. Acesso em: 28 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos