A (DES) TERRITORIALIZAÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS: um mapeamento das pesquisas no período de 2010-2016
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p151-167Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos, Análise Bibliométrica,Resumo
Este texto busca ressignificar a concepção da inclusão escolar dos estudantes com deficiência, no território da Educação de Jovens e Adultos (EJA), como elemento constitutivo dos trabalhos difundidos em produções acadêmicas de mestrado e doutorado defendidas, no período de 2010 a 2016, nos Programas de Pós-Graduação em Educação, Educação Especial, Educação e Tecnologia e Ensino do Brasil, dos quais o objetivo central é compreender como se dá a inclusão das pessoas com deficiência na modalidade da EJA. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de caráter exploratório com enfoque bibliométrico, ou seja, as bases conceituais da literatura e da rede no ciberespaço foram significativas para justificar e afirmar a natureza dessa metodologia definida. Os termos utilizados, na busca online, para identificação dos trabalhos com a temática supracitada foram “educação inclusiva” e “educação de jovens e adultos”, totalizando dezessete produções acadêmicas encontradas, dentre elas, onze dissertações e seis teses. A análise dessas produções demonstrou, em linhas gerais, que o processo de inclusão na EJA se apresenta de forma deficitária e distanciada do que pregam as políticas inclusivas nacionais e da modalidade em questão. Além disso, essa última se constitui em um espaço de educação marginal que não representa território de interesse por parte dos sistemas produtivos vigentes. Se ações de inclusão, no Ensino Fundamental e Médio, são tímidas, na EJA, significa um desafio a ser superado proporcional à demanda crescente de estudantes com deficiência matriculados anualmente.
Palavra-chave: Educação inclusiva. Educação de jovens e adultos. Análise bibliométrica.
THE TERRITORIALIZATION OF THE INCLUSION OF PERSONS WITH DISABILITIES IN THE MODALITY OF EDUCATION OF YOUNG ADULTS: a mapping of research between the period 2010-2016
Abstract
This text seeks to resignify the conception of school inclusion of students with deficiency, in the Territory of Education of Young People and Adults (EJA) as a constitutive element the works diffused in academic productions of Masters e Doctorate degree defended between or period of 2010 to 2016 in the Poster Programs of Graduations of Education, Special Education, Education and Technology and Teaching in Brazil, of which the central objective is to understand how it is given the inclusion of people with deficiency in the modality of EJA. The present study is characterized as a research of exploratory nature with a bibliometric approach, or bases, the conceptual basis of literature and the cyberspace network were signified to justify and affirm the nature of this defined methodology. The terms used to search online for the identification of the works with the above mentiomed theme were “inclusive education” and “education of young people and adults”, totaling seventeen academic productions, among them, eleven dissertations and six theses. The analysis of these productions shows in general lines, that the process of inclusion in the EJA is deficient and distanced from what is said by the national inclusive policies and the modality in question. Besides that, this was constituted a marginal education space, which does not represent a territory of interest on the part of the production system in force. Sections of inclusion in the elementary school and high school, are timid, in EJA it means a challenge to be overcome proportional to the crescent demand of students with deficiency enrolled annually.
Keyword: Inclusive education. Youth and adult education. Bibliometric analysis.
LA (DES) TERRITORIALIZACIÓN DE LA INCLUSIÓN DE PERSONAS CON DISCAPACIDAD EN EL MODO DE LA EDUCACIÓN DE JÓVENES ADULTOS: un mapeo de las investigaciones en el período de 2010-2016
Resumen
Este texto busca resignificar la concepción de la inclusión escolar y los estudios con deficiencias en el Territorio de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) como elemento constitutivo de los trabajos defendidos en producciones académicas de maestría y doctorado, en el período 2010 a 2016 en los programas de pos graduación en Educación, Educación Especial, Educación y Tecnología y Enseñanza del Brasil, de los cuales el objetivo central es comprender como se da la inclusión de las personas con deficiencias en la modalidad de EJA. El presente estudio se caracteriza como una investigación de carácter exploratorio con el enfoque bibliométrico, o sea, con base de los conceptos de la literatura y de la red en el ciberespacio fueron significativas para justificar y afirmar la naturaleza de esa metodología definida. Los términos utilizados en la búsqueda on line para la identificación de trabajo con una temática supracitada fueran Educación Inclusiva y Educación de Niños y Adultos, totalizando diecisiete producciones académicas. Encontradas, entre ellas, once disertaciones y seis tesis. El análisis de esas producciones demostró, en líneas generales, que el proceso de inclusión en la EJA se presenta de forma deficitaria y distanciada de lo que predican las políticas inclusivas nacionales y de la modalidad en cuestión. Además, se trata de un foro de educación marginal, que no representa un territorio de interés por parte de los sistemas vigentes. Si las acciones de inclusión, en la Enseñanza Fundamental y Medio, son tímidas, en la EJA, significa un desafío a ser superado proporcional a la creciente demanda de estudiantes con discapacidad matriculados anualmente.
Palabras clave: Educación inclusiva. Educación de jóvenes y adultos. Análisis bibliométrico.Downloads
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