EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA MUNICIPALIZADA – IMAGINÁRIOS SOCIAIS COMPLEXOS
um morínio transmetódico se desenvolvendo no planeta – Terra
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.59Palavras-chave:
Formação Municipal, Edgar Morín, Educação Municipalizada, TransmetodológicoResumo
Na presente investigação, analisa-se a educação universitária municipalizada - imaginários sociais complexos de um devir transmetódico moriniano no planeta - Terra; Enquadra-se na linha de pesquisa: educabilidade- educação universitária municipalizada- imaginários sociais complexos. Inquérito realizado no âmbito do Doutorado em Ciências da Educação realizado na Universidade Latino-Americana e do Caribe, Venezuela.Hermenêutica abrangente, ecosófica e diatópica realizada com o transmétodo passando pelos momentos analítico, empírico e proposicional. No momento analítico-empírico: explica-se a crise com os velhos vícios da educação tradicional imposta à Educação Municipalizada, que nos levou a quebrar paradigmas, e assim a complexidade nos permitiu abordar novas formas de aprender a partir de um pensamento complexo. O legado de Edgar Morín está presente em toda a investigação: a teoria da complexidade como transparadigma, as categorias constitutivas como complexas, indo além das investigações tradicionais aqui declaradas para além do método reducionista: transmétodo e complexidade como constituição da vida em todo o planeta - Terra. Trata-se da ressignificação da Educação Municipalizada e, portanto, da educação universitária municipalizada que resguarda a verdadeira essência do município, da educação popular e da educação de massa. Em momentos proativos, é necessária uma universidade onde se estabeleça uma verdadeira política educacional a serviço do outro; onde a ética tradicionalista é fragmentada por uma ética renovada na antropoética do cidadão, e a antropopolítica como forma de pensar a condição humana.
Downloads
Referências
BACZKO, Bronislaw. Los imaginarios sociales: memorias y esperanzas colectivas. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1991.
BELLO, Andrés. Antología Esencial. Caracas: Fundación Editorial El perro y la rana, 2010.
CASTILLO, Miguel. Francisco de Miranda y Chile. Tiempo y Espacio, Caracas, v.24, n. 62, p. 15-36, 2014.
CUSSIANOVICH, Alejandro. La Condición Humana en la interacción docente-estudiante, Conferencia. Revista de Investigación en Psicología, Lima, v. 17, n. 1, p. 227-238, 2012.
DUSSEL, Enrique. El pueblo, lo popular y el populismo. En: Pensando mundo desde Bolivia: I Ciclo de Seminarios Internacionales. La Paz: Vicepresidencia del Estado plurinacional de Bolivia, 2010.
GONZÁLEZ, Juan. Pensamiento transcomplejo: aula mente social. Barranquilla: Universidad Autónoma del Caribe, 2017.
GONZÁLEZ, Juan. Pensamiento Religado: ligar para religar. Barranquilla: Universidad Autónoma del Caribe, 2018.
LEFF, Enrique. Imaginarios Sociales y Sustentabilidad. Cultura y representaciones sociales, Ciudad de México, v. 9, p. 42-121, 2010.
MORÍN, Edgar. Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Bogotá: Ediciones Magisterio, 1999.
MORÍN, E. La Cabeza Bien Puesta: Repensar la reforma. Reformar el pensamiento. Buenos Aires: Nueva Visión, 1999.
ORTIZ, A; ARIAS, M; PEDROZO, Z. Pedagogía Decolonial: hacia la configuración de biopraxis pedagógicas decolonizantes. Revista Ensayos Pedagógicos, Universidad Nacional, v. XXX, n. 2, p 201-233, 2018.
PUPO, Rigoberto. La cultura y su aprehen¬sión ecosófica: una visión ecosófica de la cultura. Alemania: Editorial Académica Española, 2017.
QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In LANDER, Edgardo (org.) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2000.
RODRÍGUEZ, Milagros Elena. Fundamentos epistemológicos de la relación patrimonio cultural, identidad y ciudadanía: hacia una Educación Patrimonial Transcompleja en la ciudad. (Tesis de Doctorado), Universidad Latinoamericana y el Caribe, Venezuela, 2017.
RODRÍGUEZ, Simón. Luces y Virtudes Sociales: Santiago de Chile: Imprenta del Mercurio, 1840.
SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS. Santa Biblia. Caracas: Versión Reina-Valera, 1960.
SANTOS, Boaventura. Crítica de la razón indolente: contra el desperdicio de la experiencia. Bilbao: Desclée de Brouwer, 2003.
TAYLOR, Charles. Imaginarios sociales modernos. Barcelona: Paidós, 2006.
USLAR, Arturo. De una a otra Venezuela. Caracas: Monte Ávila Editores, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.