EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA MUNICIPALIZADA – IMAGINÁRIOS SOCIAIS COMPLEXOS
um morínio transmetódico se desenvolvendo no planeta – Terra
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n4.2022.59Palavras-chave:
Formação Municipal, Edgar Morín, Educação Municipalizada, TransmetodológicoResumo
Na presente investigação, analisa-se a educação universitária municipalizada - imaginários sociais complexos de um devir transmetódico moriniano no planeta - Terra; Enquadra-se na linha de pesquisa: educabilidade- educação universitária municipalizada- imaginários sociais complexos. Inquérito realizado no âmbito do Doutorado em Ciências da Educação realizado na Universidade Latino-Americana e do Caribe, Venezuela.Hermenêutica abrangente, ecosófica e diatópica realizada com o transmétodo passando pelos momentos analítico, empírico e proposicional. No momento analítico-empírico: explica-se a crise com os velhos vícios da educação tradicional imposta à Educação Municipalizada, que nos levou a quebrar paradigmas, e assim a complexidade nos permitiu abordar novas formas de aprender a partir de um pensamento complexo. O legado de Edgar Morín está presente em toda a investigação: a teoria da complexidade como transparadigma, as categorias constitutivas como complexas, indo além das investigações tradicionais aqui declaradas para além do método reducionista: transmétodo e complexidade como constituição da vida em todo o planeta - Terra. Trata-se da ressignificação da Educação Municipalizada e, portanto, da educação universitária municipalizada que resguarda a verdadeira essência do município, da educação popular e da educação de massa. Em momentos proativos, é necessária uma universidade onde se estabeleça uma verdadeira política educacional a serviço do outro; onde a ética tradicionalista é fragmentada por uma ética renovada na antropoética do cidadão, e a antropopolítica como forma de pensar a condição humana.
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