Mobilities, Communication and Intercultural Education

Contemporary Global Challenges

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.17

Palavras-chave:

Migrações, Interculturalismo, Educação e comunicação intercultural, Competências interculturais, Comunicação digital

Resumo

As migrações, o interculturalismo e a comunicação digital e intercultural são domínios fortemente presentes nos discursos sociais e políticos das últimas e primeiras décadas do século XX e XXI, respetivamente, ao nível de vários setores, e nos paradigmas comunicacionais, interculturais e educativos da atualidade. A diversidade cultural, a sociedade multicultural e em rede, a Internet, o desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, a inserção dessas tecnologias na educação e no ensino deram origem a novas formas de relacionamento, comunicação e aprendizagem. Também deram origem a grandes mudanças na sociedade e nas organizações sociais, em particular na educação, ambientes onde a interculturalidade e a mobilidade estudantil têm vindo a aumentar. Neste artigo serão discutidas algumas destas questões que se colocam no contexto contemporâneo, sendo também analisadas políticas, estratégias e competências que possam ajudar os profissionais que trabalham com migrantes, refugiados e minorias étnicas/culturais a melhor interagir com este população, promovendo o seu acolhimento e inclusão social, bem como promovendo a convivência, a educação e comunicação intercultural e o desenvolvimento e bem-estar de todos, independentemente da sua origem cultural ou social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Natália Ramos, University Aberta & CEMRI

University Aberta & CEMRI, Lisbon, Portugal.

Referências

AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION/APA. Guidelines on Multicultural Education, Training, Research, Practice, and Organizational Change for Psychologists, American Psychologist, v. 58, n. 5, p. 377-402, 2003.

BENNETT, M. J. Basic Concepts of Intercultural Communication. Paradigms, Principles & Practices. Boston: Intercultural Press, 2013.

BERRY, J. W. Immigration, acculturation and adaptation. Applied Psychology, v. 46, n. p. 5-68, 1997.

BERRY, J. W. Mutual Intercultural Relations in Plural Societies. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

BOURHIS, R.; MOISE, C.; PERRAULT, S.; SENECAL, S. Towards an interactive acculturation model: A social psychological approach. International Journal of Psychology, v. 32, p. 369-386, 1997.

BRISLIN, R.; YOSHIDA, T. Intercultural Communication Training: An Introduction. Thousand Oaks, CA: Sage, 1994

BYRAM, M. Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.

CASTELLS, M. Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

CASTLES, S. Understanding Global Migration: A Social Transformation Perspective. Journal of Ethnic and Migration Studies, v. 36, n.10, p. 1565-1586, 2010.

COHEN-ÉMERIQUE, M. Travailleurs sociaux et interculturel : Quelle démarche ? F. GRONG-DAHMANE (Ed.), Enfants d´Ici, Enfants d´Ailleurs. Ramonville Sainte-Agne : Érés, 1993.

COHEN-ÉMERIQUE, M. La formation des formateurs et des travailleurs sociaux. J. DEMORGON ; E. LIPIANSKY (Ed.), Guide de l´ Interculturel en Formation. Paris : Retz, 1999.

COUNCIL OF EUROPE. Diversity and Cohesion: New Challenges for the Integration of Immigrants and Minorities. Strasbourg: CE, 2001.

COUNCIL OF EUROPE. White Paper on Intercultural Dialogue - Living Together as Equals in Dignity. Strasbourg: CE, 2008.

DEARDORFF, D. K. Identification and assessment of intercultural competence as a student outcome of internationalization. Journal of Studies in Intercultural Education, n.10, p. 241-266, 2006.

DEARDORFF, D. K. The Sage Handbook of Intercultural Competence. Los Angeles : Sage, 2009.

DEVEREUX, G. Ethnopsychanalyse Complémentariste. Paris: Flammarion, 1992.

EUROBAROMETRO ESPECIAL 469. Integration of Immigrants in the European Union Report. Luxemburgo: Gabinete de Publicações da Comissão Europeia, 2018.

INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR MIGRATION /IOM. World Migration Report. Geneva: IOM, 2020.

LADMIRAL, J. ; LIPIANSKY, E. La Communication Interculturelle. Paris: Armand Colin, 1992.

MORAN, J. M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas: Papirus, 2001

MOSCOVICI, S. Representações Sociais. Investigação em Psicologia Social. Petrópolis: Ed. Vozes, 2005.

OCDE. Regards sur l’Education. Indicateurs 2020 OCDE. Paris : OCDE, 2020.

OCDE. International Migration Outlook. Paris : OCDE, 2013, 2014, 2017, 2020.

OIM. État de la migration dans le monde 2020. Genève: OIM, 2020.

OLIVEIRA, C.R. (Coord.). Indicadores de Integração de Imigrantes. Relatório Estatístico Anual 2020. Lisboa: ACM, 2020.

OLIVEIRA, C. R. Indicadores de Integração de Imigrantes. Relatório Estatístico Anual 2021. Lisboa: ACM, 2021.

PAILLARD, S. Differences in language, religious beliefs and culture: the need for culturally responsive health services. B. RECHEL et al (Ed.), Migration and Health in the Europe Union. New York: McGraw Hill, 2011.

PHINNEY, J.; HORENCZYK, G.; LIEBKIND, K.; VEDDER, R. Ethnic identity, immigration and well-being: an interac¬tional perspective. Journal of Social Issues: Immigrants and Immi¬gration, v. 57, n. 3, p. 493-510, 2001.

PNUD. Liberdade Cultural num Mundo Diversificado. Lisboa: Ed. Mensagem, 2004.

PNUD. Lever les Barrières. Mobilité et Développement Humain. Paris : La Découverte, 2009.

RAMOS, A. ; MAGALHÃES, P. European Values Study. Relatório do Estudo dos Valores Europeus 2017-2019. Lisboa: Gulbenkian Studies, 2020.

RAMOS, M. C. P. Mobilidade humana internacional, políticas migratórias e direitos humanos: avanços e recuos. Revista de Políticas Públicas, v. 24, n. 1, p. 405-421, 2020.

RAMOS, N. Comunicação, cultura e interculturalidade: Para uma comunicação intercultural. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 35, n. 2, p. 155-178, 2001.

RAMOS, N. Communication, éducation et interculturalité. Vers une éducation à la tolérance. Dialogos, v. 5, p. 68-75, Bucarest, 2002.

RAMOS, N. Interculturalité, Communication et Éducation. Bucarest : Ed. Melina Press, 2003.

RAMOS, N. Migração, aculturação, stresse e saúde. Perspectivas de investigação e de intervenção. Psychologica, n. 41, p. 329-355, 2006.

RAMOS, N. Sociedades multiculturais, interculturalidade e educação. Desafios pedagógicos, comunicacionais e políticos. Revista Portuguesa de Pedagogia, v. 41, n. 3, p. 223-244, 2007.

RAMOS, N. (Org.) Saúde, Migração e Interculturalidade. Perspectivas Teóricas e Práticas. João Pessoa: EDUFPB, 2008a.

RAMOS, N. A diversidade cultural na cidade: Problemas e desafios. L. RUBIM; N. MIRANDA (Org.), Transversalidades da cultura. Salvador: EDUFBA, p.133-179, 2008b.

RAMOS, N. (Cord.). Educação, Interculturalidade e Cidadania. Bucareste: Milena Press, 2008.

RAMOS, N. Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural. Políticas e estratégias de promoção do diálogo intercultural. Revista Educação em Questão, v. 34, n. 20, p. 9-32, 2009.

RAMOS, N. Interculturalidade e alteridade. J. SERAFIM; L. TOUTAIN (Org.), Culturas, Percepção e Representações. Salvador: EDUFBA, p. 27-55, 2010.

RAMOS, N. Educar para a interculturalidade e cidadania: Princípios e desafios. L. ALCOFORADO et al. (Org.), Educação e Formação de Adultos. Políticas, Práticas e Investigação. Coimbra: Ed. da Universidade de Coimbra, p. 189-200, 2011.

RAMOS, N. Interculturalidades e mobilidades no espaço europeu: Viver e comunicar entre culturas. H. PINA, F. MARTINS, C. FERREIRA (Eds.). Grandes problemáticas do espaço europeu: estratégias de (re)ordenamento territorial no quadro de inovação, sustentabilidade e mudança. Porto: Faculdade de Letras, UP., p. 343-360, 2013.

RAMOS, N. Conflitos interculturais no espaço europeu. Perspetivas de prevenção e intervenção. H. PINA; P. REMOALDO; M.C. RAMOS; H. MARQUES (Org.), The Overarching Issues of the European Space: The Territorial Diversity of Opportunities in a Scenario of Crisis. Porto: Faculdade de Letras, Universidade do Porto, p. 225-245, 2014.

RAMOS, N. Tecnologias digitais de informação e comunicação, interculturalidade e formação docente”. EDAPECI, Revista de Educação a Distância, Práticas Educativas, Comunicacionais e Interculturais, UFS, v.16, n.1, p. 9-30, 2016.

RAMOS, N. Comunicação em saúde, interculturalidade competências: desafios para melhor comunicar e intervir na diversidade cultural em saúde. M. L. RANGEL; N. RAMOS (Org.), Comunicação e Saúde. Perspectivas Contemporâneas. Salvador : EDUFBA, p.149-172, 2017.

RAMOS, N. L'intégration des migrants et des réfugiés dans les villes : Droits de l'homme, politiques publiques et santé. M. EZZAHIRI (Dir.), Actes du Colloque International sur Dynamiques Migratoires Sud-Sud et Intégration des Immigrées Subsahariens dans les Sociétés d´Accueil. El Jadida: CNRST et Edition Pariscom, p. 79-102, 2020a.

RAMOS, N. Desafios globais contemporâneos da comunicação e da saúde das populações migrantes e refugiados. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, ALAIC, São Paulo, v. 19, n. 35, p.38-49, 2020b.

RAMOS, N. Populações migrantes em tempos de pandemia da covid-19: desafios psicossociais, comunicacionais e de saúde. M. ENNES; A. GOES; C. MENESES (Org.), Migrações internacionais sob múltiplas perspectivas. Aracaju: Criação Editora, p. 153-176, 2021.

RAMOS, M. N. P.; LOPES, A. C. Desafios da Educação a Distância em Tempos de Pandemia. A. L. OLIVEIRA; J. A. SCHÜTZ; M. A. AMARAL (Org), Vozes da Educação. Pesquisas e Escritas Contemporâneas. Vol. 2. Cruz Alta: Editora Ilustração, p. 117-138, 2021.

RIDLEY, C.; KLEINER, A. Multicultural counseling competence: History, themes, and issues. D. POPE-DAVIS et al. (Eds.), Handbook of Multicultural Competencies in Counseling & Psychology. California: Sage, p. 3-20, 2003.

ROGERS-SIRIN, L. Approaches to multicultural training for professionals. Professional Psychology: Research and Practice, v. 39, n. 3, p. 313-319, 2008.

SMITH, R.; KHAWAJA, N. A review of the acculturation experiences of international students. International Journal of Intercultural Relations, v. 35, p. 699-713, 2011.

SPITZBERG, B.; CHANGNON, G. Conceptualizing intercultural competence. D. DEARDORFF (Ed.), Handbook of Intercultural Competence. Washington DC: Sage Publications, p.2-52, 2009.

STUART, R. Twelve practical suggestions for achieving multicultural competence. Professional Psychology Research and Practice, v. 35, p. 3-9, 2004.

SOBRAL, M. N.; RAMOS, N. Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, p. 107-115, 2012.

SUE, D.; ARREDONDO, P.; MCDAVIS, R. Multicultural counseling competencies and standards: A call to the profession. Journal of Counseling & Development, v. 70, p. 477-486, 1992.

SUE, D. Multidimensional facets of cultural competence. The Counseling Psychologist, v. 26, p.790-821, 2001.

SZŰCS, T. The cultural integration of immigrants and refugees: shifting narratives and policies in the European Union. R. BAUBOCK; M. TRIPKOVIC (eds), Integration of migrants and refugees. An EUI Forum on Migration, Citizenship and Demography. Florence: European University Institute, p. 144-151, 2017.

UNESCO. Déclaration Universelle sur la Diversité Culturelle. Paris: UNESCO, 2001.

UNESCO. Intercultural Competences. Paris: Intersectoral Platform for a Culture of Peace and Non-Violence, Bureau for Strategic Planning, 2013.

UNESCO. Supporting Teachers in Back-to-School Efforts: Guidance for Policy

Makers. Paris: 2020a.

UNESCO. COVID-19 Impact on Education. Paris: 2020b.

UNITED NATIONS. The 2030 Agenda for Sustainable Development .UN: Department of Economic and Social Affairs, 2015. https://sdgs.un.org/goals

VERKUYTEN, M. The Social Psychology of Ethnic Identity. New York: Psychology

Press, 2018.

WIT, H.; HUNTER, F. The future of internationalization of higher education.

International Higher Education, n. 83, p. 2-3, 2015.

XIONG W.; MOK K. H.; KE G.; CHEUNG J. O. Impact of COVID-19 Pandemic on International Higher Education and Student Mobility: Student Perspectives from Mainland China and Hong Kong. Working Paper No. 54. University of Oxford: Centre for Global Higher Education, 2020.

WADE, J. The issue of race in counseling psychology. The Counseling Psychologist,

v.33, n. 4, p. 538-564, 2005.

WARD, C.; GEERAERT, N. Advancing acculturation theory and research: the

acculturation process in its ecological context. Current Opinion in Psychology, v. 8,

p. 98-104, 2016.

WATERS, J. Covid-19 and International Student Mobility. Some reflections. London

School of Economics Southeast Asia Blog, 2021.

https://blogs.lse.ac.uk/ seac/2021/01/05/covid-19-and-international-student-mobility-

some-reflections/.

WEAVER, H. Striving for cultural competence: Moving beyond potential and transforming the helping professions. R. DANA & J. ALLEN (Eds.), Cultural Competency Training in a Global Society. New York: Springer, p. 135-155, 2008.

Downloads

Publicado

2023-11-15

Como Citar

RAMOS, Maria Natália.
Mobilities, Communication and Intercultural Education: Contemporary Global Challenges
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 391–411, 15 Nov 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21531. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos