Mobilities, Communication and Intercultural Education

Contemporary Global Challenges

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n1.2023.17

Palavras-chave:

Migrações, Interculturalismo, Educação e comunicação intercultural, Competências interculturais, Comunicação digital

Resumo

As migrações, o interculturalismo e a comunicação digital e intercultural são domínios fortemente presentes nos discursos sociais e políticos das últimas e primeiras décadas do século XX e XXI, respetivamente, ao nível de vários setores, e nos paradigmas comunicacionais, interculturais e educativos da atualidade. A diversidade cultural, a sociedade multicultural e em rede, a Internet, o desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação, a inserção dessas tecnologias na educação e no ensino deram origem a novas formas de relacionamento, comunicação e aprendizagem. Também deram origem a grandes mudanças na sociedade e nas organizações sociais, em particular na educação, ambientes onde a interculturalidade e a mobilidade estudantil têm vindo a aumentar. Neste artigo serão discutidas algumas destas questões que se colocam no contexto contemporâneo, sendo também analisadas políticas, estratégias e competências que possam ajudar os profissionais que trabalham com migrantes, refugiados e minorias étnicas/culturais a melhor interagir com este população, promovendo o seu acolhimento e inclusão social, bem como promovendo a convivência, a educação e comunicação intercultural e o desenvolvimento e bem-estar de todos, independentemente da sua origem cultural ou social.

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Biografia do Autor

Maria Natália Ramos, University Aberta & CEMRI

University Aberta & CEMRI, Lisbon, Portugal.

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Publicado

2023-11-15

Como Citar

RAMOS, Maria Natália.
Mobilities, Communication and Intercultural Education: Contemporary Global Challenges
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 391–411, 15 Nov 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/21531. Acesso em: 27 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos