O QUE DIZEM OS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DOCENTE?
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n2.p.106-116Palavras-chave:
Formação. Enfermeiro. Enfermagem. Docência. Ensino Superior.Resumo
A identificação das evidências científicas disponíveis na literatura que abordem a formação do enfermeirodocente é discutida neste artigo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na base dedados LILACS, MEDLINE, IBSCS COCHRANE e SCIELO, BDENF e CAPES, a partir dos descritores: “formação”;“enfermeiro”; “enfermagem”; “docência”; “estudo atemporal”. Foram identificados 3388, dessas restaram n = 28.Emergiram três categorias temáticas: práticas pedagógicas do enfermeiro, obstáculos didáticos, formação iniciale formação continuada. Na categoria práticas pedagógicas do enfermeiro, percebe-se a necessidade dos enfermeirosdocentes melhorarem sua prática pedagógica; três artigos apontam para a necessidade de uma práticareflexiva e/ou possível processo formativo e ação pedagógica transformadora; quatro propostas relatam metodologiasativas, das quais, referencia-se o Arco de Charles Maguerez, assim como a menção de autores que trabalhamà luz de uma prática pedagógica emancipadora; na categoria obstáculos didáticos, encontramos cinco produçõesque discutem desde uma formação excessivamente técnica, ausência de recursos, a falta de preparação específicapara aproximação da práxis. A categoria formação inicial e formação continuada, revela que todas as produçõestextuais apontaram para a temática formação inicial e continuada do docente enfermeiro; destas, dez produçõesderam destaque às competências e habilidades requeridas para um futuro docente na área. O estudo sinaliza paraa necessidade de formação, seja inicial e/ou continuada, voltada ao enfermeiro docente; de uma formação reflexiva,dotada de questionamentos, argumentações científicas, com espaços de liberdade, a fim de proporcionar autonomiaaos sujeitos.
Palavras-chave: Formação. Enfermeiro. Enfermagem. Docência. Ensino Superior.
WHAT DO STUDIES SAY ON THE TRAINING OF THE NURSE TEACHER?
Abstract: The identification of the scientific evidence available in literature about the formation of nurse facultyis discussed in this article.This is an integrative literature review conducted in the LILACS, MEDLINE, IBSCS COCHRANE,SCIELO, BDENF and CAPES databases, the keywords used were “training”; “nurse”; “nursing”; “teaching”;“atemporal study”. We identified 3,388 studies, from which 28 were included (n=28). Three thematic categoriesemerged: pedagogical practices of the nurse, textbook obstacles, and basic and continued training. In the categoryof pedagogical practices of the nurse, we noticed the need for nurse teachers to improve their pedagogical practice;three studies point out the need for reflexive practice and/or possible training process focus, and transformativepedagogical action; four proposals report active methods, of which, the Charles Maguerez Arc is referenced, asalso with mention to the authors that worked in light of emancipating pedagogical practice; in the textbook obstaclecategory, we found five studies that discuss from excessive technical training, lack of resources, to the lack ofspecific preparation for praxis approach. The category of basic and continued training, reveals that all textual productionpoints to the basic and continued training theme of the nurse teacher; of which, ten studies highlighted thecompetences and abilities required for a teaching future in the area. The study signals for the need of training, beingeither basic and/or continued, directed towards the nurse teacher; in reflexive training, endowed with questionings,scientific reasoning, and freedom, in order to provide them autonomy.
Keywords: TTraining. Nurse. Nursing. Teaching. Higher Education.
¿QUÉ DICEN LOS ESTUDIOS SOBRE LA FORMACIÓN DEL ENFERMERO DOCENTE?
Resumen: Identificar las evidencias científicas disponibles en la literatura que aborden la formación del enfermerodocente. Se trata de una revisión integradora de la literatura realizada en la base de datos LILACS, MEDLINE,IBSCS COCHRANE y SCIELO, BDENF y CAPES, desde los descriptores: “formación”; “enfermero”; “enfermería”;“docencia”; “estudio atemporal”. Fueron identificados 3388, de éstas restaron n = 28. Emergieron tres categoríastemáticas: prácticas pedagógicas del enfermero, obstáculos didácticos y formación inicial y formación continuada.En la categoría prácticas pedagógicas del enfermero, se da cuenta de la necesidad de los enfermeros docentesmejorar su práctica pedagógica; tres artículos apuntan para la necesidad de una práctica reflexiva y/o posible procesoformativo y acción pedagógica transformadora; cuatro propuestas informan metodologías activas, las cuales,se referencian el Arco de Charles Maguerez, así con la mención de autores que trabajan a la luz de una prácticapedagógica emancipadora; en la categoría obstáculos didácticos, encontramos cinco producciones que discutendesde una formación excesivamente técnica, escasos recursos, falta de preparo específico para aproximación dela praxis. Ya la categoría formación inicial y formación continuada, revelan que todas las producciones textualesapuntaron para la temática formación inicial y continuada del docente enfermero; de éstas, diez producciones hanpuesto de manifiesto las habilidades requeridas para un futuro docente en el área. El estudio señala la necesidadde formación, sea inicial y/o continuada, centrada en el enfermero docente; de una formación reflexiva, dotada decuestionamientos, argumentos científicas, con espacios de libertad, a fin de proporcionar autonomía a los sujetos.
Palabras clave: Formación. Enfermero. Enfermería. Docencia. Enseñanza Superior.
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