Concepções epistemológicas da história e filosofia da ciência para o ensino de ciências

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v10n1.2024.02

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Ensino de Ciências, Epistemologia, História da ciência, Filosofia da ciência, Formação de professores

Abstract

Apresentamos um estudo teórico que objetiva diferenciar História da Ciência e Filosofia da Ciência. Esta pesquisa se enquadra no escopo das abordagens qualitativa e descritiva, e sustenta-se em várias obras da literatura especializada, dentre as quais inclui-se livros clássicos, artigos eletrônicos e referências pertinentes à temática. A principal motivação que levou à escrita deste trabalho corresponde a uma constatação empírica presente na literatura, a qual expressa certa divergência quanto ao surgimento das áreas mencionadas. Mediante essa problemática, nos debruçamos sobre a tarefa de situá-las historicamente enquanto campos de investigação, além de pontuarmos as múltiplas concepções que estão no seio de cada uma. Na sequência, apresentamos seus elementos distintos e correlatos a fim de estabelecer uma relação de interface entre História da Ciência e Filosofia da Ciência. Posteriormente, tecemos argumentos em prol destas no Ensino de Ciências, e pontuarmos sua relevância para a formação inicial e continuada nos cursos de licenciatura. Nas considerações finais, reafirmamos as potencialidades da abordagem histórico-filosófica e assinalamos as diversas formas de articulação e proximidade com outras áreas, haja vista que essa transição vai de encontro à fragmentação curricular.    

Epistemological conceptions of the history and philosophy of science for science teaching

ABSTRACT

In this essay, we present a theoretical study that aims to differentiate History of Science and Philosophy of Science. To this end, this research falls within the scope of qualitative and descriptive approaches, and is based on several works of specialized literature, including classic books, electronic articles and other references pertinent to the topic. The main motivation that led to the writing of this work corresponds to an empirical finding present in the literature, which expresses a certain divergence regarding the emergence of the mentioned areas. In view of this, we focus on the task of situating them historically as fields of investigation, in addition to highlighting the multiple conceptions that lie within each one. Next, we present its distinct and related elements in order to establish an interface relationship between History of Science and Philosophy of Science. Subsequently, we make arguments in favor of these in Science Teaching, in addition to highlighting their due relevance for initial and continued training in undergraduate courses. In the final considerations, we reaffirm the potential of the historical-philosophical approach and highlight the different forms of articulation and proximity with other areas, given that this transition goes against curricular fragmentation.

Keywords: Science teaching; Epistemology; History of science; Philosophy of science; Teacher training.

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Ramon Alves dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Física (UESB). Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn/UESB).

Benedito Eugenio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn).

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Pubblicato

2025-01-23

Come citare

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Artigos