Entre espelhos: alteridade e (re) construção do “eu” em Olhai os lírios do campo, de Erico Veríssimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n17e26368

Palavras-chave:

Alteridade, Eu, Personagem, Olhai os Lírios do campo, Literatura

Resumo

A reificação do humano, o sujeito, a subjetividade, o eu e o discurso ocupam espaços significativos em nossa contemporaneidade. Sob esse prisma, este estudo tem por objetivo estabelecer as relações de alteridade e (re) construção do eu presentes na obra Olhai os Lírios do Campo (2011), de Erico Veríssimo, pela qual se analisa as configurações e as semânticas dos personagens “Eugênio” e “Olívia”, o que reflete em como a narrativa pode ser compreendida e analisada a partir desses dois vieses. Além disso, se constrói um diálogo entre a literatura e a psicanálise, o que mobiliza o discurso dos personagens sendo pensado não apenas como um valor expressivo, mas como modalidades de suas existências. À vista disso, a vertente teórico-metodológica de natureza analítica, inserese ao cunho qualitativo e bibliográfico, utilizando teóricos como Landowski (2002) e Freud (1999), o que configura uma análise sobre como a arte altera a condição do homem no mundo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Vitória Pontes Mendes, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Teoria Literária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Membro do Grupo de Pesquisa Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa (MELP). Membro do grupo de pesquisa Contracoloniais Carolina Maria de Jesus - pela UFMA e membro do grupo de pesquisa Literatura, linguagem e psicanálise. Desenvolvimento de pesquisa nas Linhas: Literatura, subjetividade; memória.

Andrea Teresa Martins Lobato, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1993), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Professora Adjunto II da Universidade Estadual do Maranhão e Professora da Universidade CEUMA. Docente do quadro permanente e Coordenadora do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Maranhão, àrea de Concentração Teoria Literária.Tem experiência na área de Letras e Comunicação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria literária, crítica e escrita. Membro/Líder do Grupo de Pesquisa Literatura, Linguagem e Psicanálise/Universidade Estadual do Maranhão, atuando nas linhas de pesquisa Narrativa, Linguagem e Subjetividade e Teorias Contemporâneas da Literatura. Membro/Líder do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Social / Universidade CEUMA, atuando na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 35.

Veja mais sobre "Alteridade" em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/conceito-alteridade.htm

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

FREUD, S. A interpretação dos sonhos. Ed. Comemorativa – 100 anos. Tradução de Walderedo Ismael de Oliveira. 8. Ed. Rio de janeiro: Imago, 1999,

HOLANDA, Aurélio B. Dicionário da Língua Portuguesa. 6. ed. Curitiba: Positivo, 2004.

LANDOWSKI, E. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Educ/Pontes, 2002.

LOURENÇO, Eduardo. O canto do signo: existência e literatura (1957-1993). Lisboa: Editorial Presença, 1995.

MICHAELIS: Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

PORFÍRIO, Francisco. Alteridade. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/conceito-alteridade.htm > acesso em: 13 de maio de 2024.

VERISSIMO, E. Olhai os lírios do campo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2011. Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional: A cruz, 1938.

Downloads

Publicado

2025-04-29

Como Citar

MENDES, Carla Vitória Pontes; LOBATO, Andrea Teresa Martins.
Entre espelhos: alteridade e (re) construção do “eu” em Olhai os lírios do campo, de Erico Veríssimo
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, p. 1–14, 29 Abr 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/26368. Acesso em: 23 mai 2025.