Sobre a Revista

A Infinitum: Revista Multidisciplinar é uma revista científica criada pelos cinco cursos de graduação do Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de São Bernardo – Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, Licenciatura em Ciências Naturais/Química, Licenciatura em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa, Licenciatura em Linguagens e Códigos/Música e Bacharelado em Turismo, que tem por objetivo divulgar estudos, pesquisas, reflexões e ensaios nos campos da educação, ciências humanas, ciências naturais, língua portuguesa, linguística, literatura, música e turismo.

Em 2025, a Infinitum Revista Multidisciplinar vinculou-se ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Dinâmicas Sociais, Conexões Artísticas e Saberes Locais, da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo, com Área de Concentração em Cultura e Sociedade, e quatro linhas de pesquisa que se alinham de forma multi e interdisciplinar a fim de avançar além das fronteiras disciplinares, articulando, transpondo e gerando conceitos, teorias e métodos, ultrapassando os limites do conhecimento disciplinar e dele se distinguindo, por estabelecer pontes entre diferentes níveis de realidade, lógicas e formas de produção do conhecimento.

Em razão do desenvolvimento do escopo interdisciplinar da revista e visando atender às demandas acadêmicas que nos procuram, saímos de uma periodicidade semestral para quadrimestral, em 2025.

ISSN 2595-9549

Periodicidade: Quadrimestral

Qualis/CAPES (2017-2020): B1 

Edição Atual

v. 8, n. 16, 2025: Dossiê PARFOR
					Visualizar v. 8, n. 16, 2025: Dossiê PARFOR
Publicado: 2025-04-10

Editorial

Artigos

  • Bilingualidade, manutenção (ou não) das variedades e cultura alemã no Norte de Mato Grosso

    Neusa inês Philippsen
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26016
  • A Língua Inglesa e suas variações linguísticas

    Alexandre Stein
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26066
  • Black is King: ressignificando a África através da arte e cultura

    Thais Ribeiro Santos, Alison Raimundo Sousa Cunha, Neliane da Silva Mesquita Mulato; Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26095
  • Inteligência artificial na pesquisa acadêmica: potencialidades e desafios

    Guilherme Moreira Pires, Patrícia Cordeiro da Silva
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26086
  • Plurilinguismo na educação de surdos indígenas: relato de experiência de professor surdo em classe especial de surdos em uma escola indígena em Ipuaçu-SC

    Rivael Mateus Fabricio, Natalyê Fonseca Steffen Miranda, Naiara Letícia Valentini
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e25914
  • (A)temporalidade dos efeitos de sentido dos discursos de violência contra as mulheres

    Ana Maria de Fátima Leme Tarini
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26038
  • Plastische Kraft as rhetoric δύναμις in Nietzsche’s philosophy

    Ellen Caroline Vieira de Paiva
    1 - 27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26074
  • A busca pelo significado social da variação: os desafios da pesquisa etnográfica

    Suely Cláudia Lobato Maciel, Dircel Aparecida Kailer
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26163
  • Elecciones léxicas en el campo de la sexualidad: el caso de Tierra del Fuego

    Romina Leonor Toranzos
    1 - 23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26061
  • A inteligência artificial e as novas fronteiras da cartografia linguística

    Antonio Carlos Santana de Souza, Nágila Kelli Prado Sana
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26166
  • O discurso pela f(r)esta: reflexões foucaultianas sobre o bumba-meu-boi

    Mônica da Silva Cruz
    1 - 21
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26099
  • Sinalizando tradições: efeitos de sentido nos sinais em Libras utilizados para o personagem índio/ indígena no Bumba meu boi do Maranhão

    Helen Vanessa Silva Lopes, Vandilma Sousa Aguiar, Marcelo Nicomedes dos Reis Silva Filho
    1 - 20
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e26137
  • Desafios e perspectivas atuais na formação docente: revisitando os escritos de Freire (1996), Libâneo (1998) e Perrenoud (2000)

    Josélia Gomes Neves
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n16e25725
Ver Todas as Edições

O periódico é dividido em duas seções, uma temática e outra de caráter livre. Na seção temática são aceitos artigos inéditos pertinentes ao dossiê temático. Já a seção livre funciona em fluxo contínuo, estando aberta para submissão de trabalhos inéditos tais como: artigos, resenhas, ensaios e entrevistas.