GÊNEROS DIGITAIS

multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura

Autores

  • MARIANE GOMES GARCEZ Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo
  • ELIANE PEREIRA SANTOS UFMA

Palavras-chave:

Gêneros digitais. Multiletramentos. Música. Poemas visuais/virtuais.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino dos gêneros música e poemas visuais/virtuais contribui com o processo de multiletramentos dos alunos da Educação Básica. Considerando que o letramento literário, assim como os multiletramentos, são fatores imprescindíveis para a formação de alunos-leitores críticos e éticos, faz-se necessária a implementação do ensino literário desde os primeiros anos de escolarização, pois assim o aluno durante toda sua formação escolar conhecerá a importância do texto literário em sua vida. Conforme Cosson (2009) o letramento literário faz com que o aluno tenha domínio das práticas de leituras dos textos literários, garantindo que o aluno-leitor consiga estabelecer sentidos, relacionados à realidade sócio-cultural. O texto literário tem o poder de associar a realidade ao imaginário. Dessa forma, a questão a ser respondida com a pesquisa é: Quais possíveis estratégias de leitura dos gêneros música e poemas visuais/virtuais podem ser usadas no ensino desses gêneros na Educação Básica? Esta pesquisa é fruto de um projeto de extensão intitulado Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa: gêneros discursivos impressos e digitais. Os textos analisados foram retirados dos sites https://arararevista.com/a-poesia-visual-de-fabio-bahia/, https://m.letras.mus.br/ e https://youtu.be/DwVc0G3IKU4.essaltamos que a pesquisa aqui apresentada é um recorte de uma pesquisa maior, na qual temos um relato de experiência sobre oficinas realizadas na Educação Básica, mas por questão de espaço, aqui apresentamos apenas a análise de textos, enquanto possibilidade de estratégias de leitura e de produção textual. Como aporte teórico da pesquisa, utilizamos Bakhtin (2016); Cosson (2009, 2017); Candido (2011); Rojo (2019); dentre outros autores. Como resultados, destacamos a importância do ensino de gêneros digitais na educação básica, a partir de estratégias que desenvolvam o letramento literário e digital. Destacamos também a importância de estratégias de leitura do texto literário que contemplem o poder humanizador da literatura, e as relações dialógicas constitutivas dos sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIANE GOMES GARCEZ, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Graduada no curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão.

ELIANE PEREIRA SANTOS, UFMA


Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2018).  Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Campus São Bernardo). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino; Gêneros discursivos impressos e digitais; Textos multimodais, Análise do Discurso com foco na teoria dialógica.

Referências

BAKHTIN, M.M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN, M.M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem / Mikhail Bakhtin (V. N. Volochínov). Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira, com colaboração de Lúcia Teixeira Wisnik e Carlos Henrique D. Chagas Cruz. 16ª ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

BRAIT, Beth. Bakhtin e a natureza constitutivamente dialógica da linguagem. In: Brait, Beth. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. 2 ed. ver. – Campinas, SP: Editora da UNICAMP. 2005. p.87- 98.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CANDIDO, Antonio. O direito a literatura. In: Vários escritos. 5ª ed. Rio de Janeiro; Ouro sobre Azul, 2011. p. 171 - 193.

COMPAGNON, Antoine (1950). Literatura para quê? / Antoine Compagnon. Tradução de Laura Taddei Brandini. – Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COSCARELLI, Carla Viana. Navegar e ler na rota do aprender. In: Tecnologias para aprender. COSCARELLI, Carla Viana (Org). São Paulo: Parábola, 2016.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

COSSON, Rildo. Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2017

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola Propostas didática-metodológicas. In: Leitura de literatura na escola / Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros, org. – São Paulo: Parábola, 2013.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2011.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas séries iniciais. 1 ed. São Paulo: Vozes, 2011.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva.; MACHADO, Anna Rachel.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Orgs) Gêneros Textuais e Ensino. 3ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.p. 19-46.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Texto da Conferência pronunciada na 50ª Reunião do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 23-25, de maio de 2002.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; ROSING, T. M. K. (Org.). Escola e Leitura: velhas crises, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

REZENDE, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. In: Leitura de literatura na escola / Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia de Rezende, Rita Jover-Faleiros, org. – São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ROJO, Roxane (org). Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramento, Mídias, Linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

AUTOR. Gêneros discursivos: uma abordagem dialógica da linguagem. Revista FSA - Teresina - n° 9 / 2012 - ISSN 1806-6356

AUTOR; AlVES.FILHO, Francisco. Revista FSA, Teresina, v. 11, n. 2, art. 16, p. 301-317, abr./jun. 2014

SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Acervo digital da UNESP, 2011.

TODOROV, Tzvetan, (1939). A literatura em perigo / Fzvetan Todorov; tradução Caio Meira. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.

ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: Tecnologias para aprender. COSCARELLI, Carla Viana (Org). 1 ed., São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

Downloads

Publicado

2023-06-26

Como Citar

GARCEZ, MARIANE GOMES; SANTOS, ELIANE PEREIRA.
GÊNEROS DIGITAIS: multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 5, n. 9, p. 56–78, 26 Jun 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21061. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos