GÊNEROS DIGITAIS

multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura

Autores

  • MARIANE GOMES GARCEZ Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo
  • ELIANE PEREIRA SANTOS UFMA

Palavras-chave:

Gêneros digitais. Multiletramentos. Música. Poemas visuais/virtuais.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo investigar como o ensino dos gêneros música e poemas visuais/virtuais contribui com o processo de multiletramentos dos alunos da Educação Básica. Considerando que o letramento literário, assim como os multiletramentos, são fatores imprescindíveis para a formação de alunos-leitores críticos e éticos, faz-se necessária a implementação do ensino literário desde os primeiros anos de escolarização, pois assim o aluno durante toda sua formação escolar conhecerá a importância do texto literário em sua vida. Conforme Cosson (2009) o letramento literário faz com que o aluno tenha domínio das práticas de leituras dos textos literários, garantindo que o aluno-leitor consiga estabelecer sentidos, relacionados à realidade sócio-cultural. O texto literário tem o poder de associar a realidade ao imaginário. Dessa forma, a questão a ser respondida com a pesquisa é: Quais possíveis estratégias de leitura dos gêneros música e poemas visuais/virtuais podem ser usadas no ensino desses gêneros na Educação Básica? Esta pesquisa é fruto de um projeto de extensão intitulado Multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa: gêneros discursivos impressos e digitais. Os textos analisados foram retirados dos sites https://arararevista.com/a-poesia-visual-de-fabio-bahia/, https://m.letras.mus.br/ e https://youtu.be/DwVc0G3IKU4.essaltamos que a pesquisa aqui apresentada é um recorte de uma pesquisa maior, na qual temos um relato de experiência sobre oficinas realizadas na Educação Básica, mas por questão de espaço, aqui apresentamos apenas a análise de textos, enquanto possibilidade de estratégias de leitura e de produção textual. Como aporte teórico da pesquisa, utilizamos Bakhtin (2016); Cosson (2009, 2017); Candido (2011); Rojo (2019); dentre outros autores. Como resultados, destacamos a importância do ensino de gêneros digitais na educação básica, a partir de estratégias que desenvolvam o letramento literário e digital. Destacamos também a importância de estratégias de leitura do texto literário que contemplem o poder humanizador da literatura, e as relações dialógicas constitutivas dos sentidos.

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Biografia do Autor

MARIANE GOMES GARCEZ, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Graduada no curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão.

ELIANE PEREIRA SANTOS, UFMA


Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2018).  Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Campus São Bernardo). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino; Gêneros discursivos impressos e digitais; Textos multimodais, Análise do Discurso com foco na teoria dialógica.

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Publicado

2023-06-26

Como Citar

GARCEZ, MARIANE GOMES; SANTOS, ELIANE PEREIRA.
GÊNEROS DIGITAIS: multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa e de Literatura
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 5, n. 9, p. 56–78, 26 Jun 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21061. Acesso em: 25 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos