O ensino de polímeros através de uma abordagem experimental

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-549v8n15e24364

Parole chiave:

Polímeros, Experimentação, Aprendizagem

Abstract

No ensino de Química a experimentação é um recurso primordial para o desenvolvimento do aprendizado do aluno, funcionando em sala de aula como uma estratégia, visto que a maioria dos alunos considera essa área muito difícil e apresenta dificuldade na assimilação dos conteúdos, nesse
sentido os conceitos de Química no ensino precisam de boas estratégias que se aproxime da realidade
do aprendiz, buscando uma forma de trazer novas metodologias e inovação. Esse trabalho discorre
sobre a experimentação no ensino de polímeros, os poliméricos são usados em diversos setores, sendo
indiscutível a presença desses materiais no nosso dia a dia, tornando-se assim de grande importância a
contextualização do assunto para alunos do Ensino Médio. Desse modo, esse trabalho tem como
objetivo pontuar a contribuição da experimentação no âmbito escolar e evidenciar a importância de
relacionar a teoria e a prática na disciplina de Química Orgânica. O trabalho foi realizado na turma do
3° ano “A”, do Ensino Médio, da escola Centro de Ensino Prefeito Dionilio Gonçalves Costa, com 25
alunos. A aplicação foi realizada em duas etapas: a primeira contou com aula teórica com o auxílio de
material didático que conceituava o assunto abordado e na segunda etapa foi realizado um experimento no qual foi entregue aos alunos um roteiro. Notou-se nos resultados que com a aula experimental os alunos se sobressaíram melhor no conteúdo, assimilando a teoria à prática, concluindo que a experimentação favoreceu o conhecimento dos alunos, além de despertar a motivação e interesse pelo conteúdo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Grasiely Costa de Aguiar, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Naturais - Química pela Universidade Federal do Maranhão- UFMA (2024). Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020-2022). Ex-bolsista do Programa Foco Acadêmico (2022-2023 / 2023-2024). Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa e Ensino de Física - GPEF, sob coordenação do Prof. Dr. Thiago Targino Gurgel. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciências, Química e Física, mais especificamente, sobre o ensino de polímeros. 

Vilma Bragas de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura em química pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (2001), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2008). è pós doutora pelo Instituto Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Professora Adjunto II do curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Química da Universidade Federal do Maranhão. Realiza pesquisas em Ensino de Química, com ênfase em Novas Tecnologias Educacionais, Avaliação da Aprendizagem e Recursos Didáticos.

Riferimenti bibliografici

ARRUDA, Adriana Marmelo. Polímeros, materiais que transformaram o mundo. 2020. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) –Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRUICE, Paula Yurkanis. Química orgânica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

CANEVAROLO Jr. Sebastião, V. Ciência dos polímeros: um texto para tecnólogos e engenheiros. São Paulo: Editora Artliber, 2006.

FERREIRA, Luiz Henrique; HARTWING, Dácio Rodney; OLIVEIRA, Ricardo Castro de. Ensino experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química nova na escola, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.

FERREIRA, Priscila Alves; PEREIRA, Ademir Souza. O ensino de polímeros por meio da estratégia dos três momentos pedagógicos. Educação Química em Punt de Vista, v. 2, n. 2, p. 87-97, 2018.

GOMES, Jacqueline Pereira Gomes; FILHO, Francisco Ferreira Dantas. Ensino de Química na Educação Básica: construindo conhecimentos a partir da produção de sabão. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 4, p. 249-269, 2021.

HAGE Jr. Elias. Aspectos históricos sobre o desenvolvimento da ciência e da tecnologia de polímeros. Polímeros, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 6-9, 1998.

JÚNIOR, João Fernando Costa; LIMA, Presleyson Plínio; ARCANJO, Cláudio Firmino; SOUSA, Fabrícia Fátima; SANTOS, Márcia Maria de Oliveira, LEME, Mário; GOMES, Neirivaldo Caetano. Um olhar pedagógico sobre a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 5, p. 51 – 68, 2023.

KIRMSE, Elis Regina. Ensino de química na educação básica: proposta de sequência didática para o ensino de polímeros na perspectiva CTSA. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2017.

OLIVEIRA, Luíza Maria Siqueira Sancier. Apresentação da experimentação em polímeros nos livros didáticos de química para o ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal, Rio de Janeiro, 2013.

RAMOS, Elaine da Silva; SANTOS, Fernanda Alves Campolin dos; LABURÚ, Carlos Eduardo. O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos. ACTIO, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 119-136, jul./set. 2017.

REZENDE, Alterly Mikael Monte; OLIVEIRA, Glaydson Francisco Barros de; DIAS, Sanderlir Silva. O uso da experimentação no ensino de polímeros: propostas para facilitar a aprendizagem significativa. Educação & Linguagem, n. 3, p.16-36. set-dez, 2019.

RODRIGUES, Jéssica Delavechia Oliveira. Polímeros retardastes de chama: uma proposta de experimento. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) –Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

SANTOS, Cristiane da Silva. A experimentação no ensino de química: reflexões a partir dos artigos publicados na seção “Experimentação no ensino de Química” da Revista Química nova na escola no período de 2014-2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.

SANTOS, Graziane Gomes dos; RIBEIRO, Tiago Nery; SOUZA, Divanizia do Nascimento. Aprendizagem significativa sobre polímeros a partir de experimentação e problematização. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v.14, Jan-Jul, p. 141-158, 2018.

SANTOS, Talita Angelica dos. Ensino de polímeros na perspectiva química e ambiental. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Universidade Federal do ABC, Santo André – SP, 2021.

SILVA, Vinícius Gomes. Importância da experimentação no ensino de química e ciências. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.

VALADARES, Eduardo de Campos. Propostas de Experimentos de Baixo Custo Centradas no Aluno e na Comunidade. Química Nova na Escola, n. 13, p. 38-40, 2001.

Pubblicato

2025-03-26

Come citare

AGUIAR, Grasiely Costa de; OLIVEIRA, Vilma Bragas de.
O ensino de polímeros através de uma abordagem experimental
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, n. 15, p. 116–155, 26 mar. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/24364. Acesso em: 16 ago. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos