O IMPACTO DA INSTRUÇÃO POR PARES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:

análise da aplicação, desafios e potenciais na melhoria do ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v8n15e24153

Palavras-chave:

instrução por pares, impacto, aplicações, desafios, potenciais

Resumo

Este trabalho avalia a metodologia de Instrução entre Pares (Peer Instruction) e seu impacto na educação brasileira. O objetivo é explorar os benefícios e desafios dessa abordagem ativa, considerando sua aplicação prática em instituições de ensino do Brasil. A metodologia é analisada com base nos conceitos desenvolvidos por Eric Mazur e outros autores, destacando a interação aluno-aluno e os princípios que diferenciam a Instrução entre Pares do ensino tradicional. O referencial inclui uma discussão sobre a eficácia da metodologia na promoção da compreensão profunda dos conteúdos. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica sistemática, abordando definições, características, e desafios da Instrução entre Pares. Foram examinadas também as condições necessárias para sua implementação eficaz em ambientes presenciais e remotos. A Instrução entre Pares demonstrou promover um aprendizado mais significativo e aumentar a participação dos alunos. No entanto, desafios como a capacitação docente e a infraestrutura das instituições foram identificados como fatores críticos. A pesquisa destaca a importância de um planejamento cuidadoso e suporte institucional. O estudo sugere que a metodologia pode melhorar a qualidade do ensino no Brasil, desde que haja políticas públicas adequadas e inclusão de metodologias ativas nos currículos universitários. O trabalho oferece uma análise prática e adaptada ao contexto brasileiro, destacando a relevância da Instrução entre Pares para transformar a educação básica, com baixo custo e alta eficácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davi Cipriano de Queiroz, Universidade Federal do Amazonas

Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ). Graduado em Licenciatura em Ciências: Matemática e Física, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Física Aplicada. Atua na área de Educação, Ensino de Ciências: Matemática e Física e na área de Administração. Atualmente é Técnico Administrativo em Educação no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB/UFAM).

Ananda Maria Pinto Gomes, Universidade Federal do Amazonas

Atua como Psicóloga Social e Comunitária na Universidade Federal do Amazonas, formada pelo Centro Universitário Luterano do Brasil. Especialista em Gestão da Saúde Mental.

 

Jath da Silva e Silva, Universidade Federal do Amazonas

Agente Educacional A-1 / Supervisão Escolar Rural da Secretaria Municipal de Educação.

Clidson Monteiro da Costa, Instituto Federal do Amazonas

Técnico Administrativo em Educação no IFAM, Mestrando em Ensino das Ciências Ambientais e Especialista em docência no Ensino Superior.

Referências

ARAÚJO, Ives Solano; MARZUR, Eric. Instrução pelos Colegas e Ensino sob Medida: Uma Proposta para o Engajamento dos Alunos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 362-384, 2013.

Arndt, Lorena Piza. Peer Instruction para o Aprendizado da Programação na Educação à Distância. Revista Foco, v.16, n.2, p.01-06, Curitiba – PR, 2023.

Azevedo, Kleber Luiz da Fonseca; Azevedo Filho, Francisco Medeiros de; Araújo, Kleane Maria da Fonseca Azevedo. Instrução entre Pares como Método de Ensino Superior na Área da Saúde: uma revisão integrativa. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 3, 2022.

Camillo, Cíntia Moralles; Graffunder, Karine Gehrke. Contribuições do Peer Instruction para o Ensino de Ciências: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 12, n. 2, p. 1–20, 2022.

Chincon, Patricia Mariotto Mozzaquatro; Quaresma, Cindia Rosa Toniazzo; Garcês, Solange Beatriz Billig. Aplicação do Método de Ensino Peer Instruction para o Ensino de Lógica de Programação com Acadêmicos do Curso de Ciência da Computação. Anais do 5º Seminário Nacional de Inclusão Digital. Disponível em https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/senid/2018-artigos-completos/179081.pdf. Acessado em 30 de julho de 2024.

Dutra, Alessandra; Soares, José Willian Silva; Figueredo, Márcia Camilo; Gomes, Letícia Borges. Uso do Peer Instruction na Aprendizagem de Conteúdos de Química: Contribuições preliminares. Revista Ciência em Tela, v. 12, n. 2, 2019.

Freire, Paulo Reglus Neves. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Lôbo, Ítalo Martins; Franqueira, Alberto da Silva; Belo, Elisabeth Mendes; Santos, Silvana, Maria Aparecida Viana; Viana, Silvanete Cristo. Utilização da Instrução por pares (Peer Instruction) na Prática do Ensino. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v.10, n.5, São Paulo, 2024.

Pinto, Antônio Sávio da Silva; Bueno, Marcilene Rodrigues Pereira; Silva, Maria Aparecida Félix do Amaral e; Sellman, Milena Zampieri; Koehler, Sonia Maria Ferreira. Inovação Didática - Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: Uma experiência com “Peer Instruction”. Revista Janus, v. 6, n. 1, 2012.

Santos, Danielle Fernandes Amaro; Castman, Ana Sara. Metodologias Ativas: Uma Breve Apresentação Conceitual e de Seus Métodos. Revista Linhas, v. 23, n. 51, p. 334–357, Florianópolis - SC, 2022.

Silva, Sirléia Bacelar Araújo da. A Importância da Neurociência no Processo Educativo. Revista Psicologia e & Saberes, v. 9, n. 15, p. 91–97, 2020.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Como Citar

QUEIROZ, Davi Cipriano de; GOMES, Ananda Maria Pinto; SILVA, Jath da Silva e; COSTA, Elma Monteiro da; COSTA, Clidson Monteiro da.
O IMPACTO DA INSTRUÇÃO POR PARES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA:: análise da aplicação, desafios e potenciais na melhoria do ensino
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 8, n. 15, p. 61–81, 26 Mar 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/24153. Acesso em: 4 abr 2025.

Edição

Seção

Artigos