GRANDES PROJETOS E A “JANELA IMOBILIÁRIA”

a estratégia espacial das incorporadoras em Altamira-PA durante a construção da UHE Belo Monte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.10

Palavras-chave:

UHE Belo Monte, Incorporadores Imobiliários, Altamira-PA

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a estratégias espacial utilizada pelas empresas incorporadoras na cidade de Altamira-PA durante o processo de construção da UHE Belo Monte, uma vez que esses agentes foram responsáveis pela oferta de mais de 20 mil lotes urbanos em menos de 5 anos, coincidindo com o momento ascensão e auge das atividades relacionadas ao grande projeto. Com base em dados obtidos em sites, panfletos e visitas in loco ao escritório dessas empresas, assim como levantamentos cartográficos e pesquisa de campo, foi possível apurar a existência de uma estratégia que se utilizou de uma “janela imobiliária”, um lapso específico para os processos de produção e comercialização dos loteamentos, que rapidamente transforma o solo urbano em mercadoria, expande seus negócios e deixa consequências relacionadas ao endividamento e ao crescimento difuso da cidade.

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Biografia do Autor

José Queiroz de Miranda Neto, Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Presidente Prudente. Professor da Faculdade de Geografia da Universidade Federal do Pará – UFPA/Campus de Altamira e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA).

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Publicado

2023-01-26

Como Citar

MIRANDA NETO, José Queiroz de.
GRANDES PROJETOS E A “JANELA IMOBILIÁRIA”: a estratégia espacial das incorporadoras em Altamira-PA durante a construção da UHE Belo Monte
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e2023.10, 26 Jan 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20768. Acesso em: 16 nov 2024.