GRANDES PROJETOS E A “JANELA IMOBILIÁRIA”
a estratégia espacial das incorporadoras em Altamira-PA durante a construção da UHE Belo Monte
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.10Palavras-chave:
UHE Belo Monte, Incorporadores Imobiliários, Altamira-PAResumo
O presente artigo tem como objetivo analisar a estratégias espacial utilizada pelas empresas incorporadoras na cidade de Altamira-PA durante o processo de construção da UHE Belo Monte, uma vez que esses agentes foram responsáveis pela oferta de mais de 20 mil lotes urbanos em menos de 5 anos, coincidindo com o momento ascensão e auge das atividades relacionadas ao grande projeto. Com base em dados obtidos em sites, panfletos e visitas in loco ao escritório dessas empresas, assim como levantamentos cartográficos e pesquisa de campo, foi possível apurar a existência de uma estratégia que se utilizou de uma “janela imobiliária”, um lapso específico para os processos de produção e comercialização dos loteamentos, que rapidamente transforma o solo urbano em mercadoria, expande seus negócios e deixa consequências relacionadas ao endividamento e ao crescimento difuso da cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.