O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO IMPÉRIO BRASILEIRO
a Independência do Brasil e o olhar da escola básica para além da data de 22 de setembro
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.28Palavras-chave:
Academia Vitoriense, Concurso de Prosa e Poesia, Bicentenário da Independência, Educação Progressista, Leitura e EscritaResumo
Considerando a relevância de discussões e produções no contexto do ensino sobre a Independência, objetivamos divulgar e analisar todas as ações que foram desenvolvidas nas várias etapas do Concurso sobre a temática, sob a responsabilidade da Academia Vitoriense: Instituto de Literatura, História, Geografia, Artes e Ciência (AV). Considerando o mote sobre a Independência, como os alunos/as da Educação Básica se posicionam em textos em prosa e em versos, aliando passado e presente? Partimos do pressuposto de que ações promovidas pela AV possibilitam um trabalho integrado com a escola básica, que possui uma perspectiva progressista de ensino. O quadro teórico versa sobre aspectos tanto da História quanto da Análise de Gêneros Discursivos e dos fatos históricos relatados. Os recortes de análises são três produções do gênero poesia e excertos de prosas de três dos trabalhos escritos nesta modalidade. O processo de educação crítica é necessário e ações efetivas e trabalho integrados das instituições que salvaguardam esses princípios os resultados são efetivos e de relevância para a comunidade, neste caso, vitoriense.
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