Um paraíso perdido na fronteira: representações e intervenções de Euclides da Cunha que marcaram a Amazônia brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e22718Palavras-chave:
Euclides da Cunha, Amazônia, Fronteira, DiscursosResumo
Euclides da Cunha foi um brasileiro destacado em diversas áreas das ciências, sendo marcante a sua descrição do interior do país, tendo produzido formas específicas de olhar e de intervir sobre os recursos, os territórios e as populações (natureza e cultura) da Amazônia ao longo do século XX. O texto apresenta Euclides e parte da sua obra sobre a Amazônia, analisando as representações produzidas, buscando compreender os efeitos dos seus escritos sobre as formas de ver e intervir sobre a região, cotejando uma provocação sobre as noções de fronteira desde então. A metodologia foi a revisão bibliográfica não sistemática, tanto em obras originais de Euclides quanto nos textos de seus comentaristas e críticos. Como principais resultados, destacamos o pioneirismo e a relevância da obra de Euclides para a construção de uma representação distinta sobre a Amazônia, rompendo com algumas visões dos expedicionários anteriores e produzindo novos discursos e imagens que foram utilizados ao longo do século XX em diversas frentes de intervenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.