Um paraíso perdido na fronteira: representações e intervenções de Euclides da Cunha que marcaram a Amazônia brasileira

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e22718

Mots-clés :

Euclides da Cunha, Amazônia, Fronteira, Discursos

Résumé

Euclides da Cunha foi um brasileiro destacado em diversas áreas das ciências, sendo marcante a sua descrição do interior do país, tendo produzido formas específicas de olhar e de intervir sobre os recursos, os territórios e as populações (natureza e cultura) da Amazônia ao longo do século XX. O texto apresenta Euclides e parte da sua obra sobre a Amazônia, analisando as representações produzidas, buscando compreender os efeitos dos seus escritos sobre as formas de ver e intervir sobre a região, cotejando uma provocação sobre as noções de fronteira desde então. A metodologia foi a revisão bibliográfica não sistemática, tanto em obras originais de Euclides quanto nos textos de seus comentaristas e críticos. Como principais resultados, destacamos o pioneirismo e a relevância da obra de Euclides para a construção de uma representação distinta sobre a Amazônia, rompendo com algumas visões dos expedicionários anteriores e produzindo novos discursos e imagens que foram utilizados ao longo do século XX em diversas frentes de intervenção.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Livio Sergio Dias Claudino, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor-Pesquisador e Extensionista da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-28

Comment citer

CLAUDINO, Livio Sergio Dias.
Um paraíso perdido na fronteira: representações e intervenções de Euclides da Cunha que marcaram a Amazônia brasileira
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, 28 déc. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/22718. Acesso em: 4 févr. 2025.