Conhecimentos tradicionais e territorialidades dos pescadores artesanais no contexto dos empreendimentos hidroelétricos na fronteira da Amazônia amapaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23125

Palavras-chave:

Fronteira, Conhecimentos Tradicionais, Hidroelétricas, Territorialidades

Resumo

Os pescadores artesanais da Amazônia brasileira enfrentam diversos problemas socioeconômicos, ambientais e culturais no contexto atual, oriundos do avanço da hidroeletricidade sobre os rios da região. Na fronteira da Amazônia amapaense, tal realidade pode ser mais bem entendida, a partir dos pescadores residentes nos municípios de Ferreira Gomes e de Porto Grande, os quais realizam a pesca no Médio Araguari, em que o desenvolvimento de suas práticas é pautado por um conjunto diverso de conhecimentos tradicionais, que atualmente vem passando por sérias perturbações, relacionadas, entre outros fatores, ao comprometimento das territorialidades pesqueiras destes sujeitos. Assim, o interesse desta pesquisa é pelos conhecimentos tradicionais e, por conseguinte, pelas territorialidades da pesca desenvolvida por pescadores destes municípios, na conjuntura atual. Para tanto, procedeu-se à coleta de dados, através de observações in loco, de registros fotográficos, de entrevistas e de pesquisa bibliográfica. Os resultados ressaltam a importância dos conhecimentos e dos saberes tradicionais e as graves implicações da presença das hidroelétricas sobre a pesca e sobre as territorialidades dos pescadores no Médio Araguari, no Estado do Amapá.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicka de Nazaré Magalhães Marinho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pesquisadora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA).

Christian Nunes da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ecologia Aquática e Pesca e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA) e Pesquisador do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA).

Adria de Melo Rosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Membro do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA).

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

MARINHO, Vicka de Nazaré Magalhães; SILVA, Christian Nunes da; ROSA, Adria de Melo.
Conhecimentos tradicionais e territorialidades dos pescadores artesanais no contexto dos empreendimentos hidroelétricos na fronteira da Amazônia amapaense
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e23125, 28 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23125. Acesso em: 4 fev 2025.