Conhecimentos tradicionais e territorialidades dos pescadores artesanais no contexto dos empreendimentos hidroelétricos na fronteira da Amazônia amapaense

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23125

Parole chiave:

Fronteira, Conhecimentos Tradicionais, Hidroelétricas, Territorialidades

Abstract

Os pescadores artesanais da Amazônia brasileira enfrentam diversos problemas socioeconômicos, ambientais e culturais no contexto atual, oriundos do avanço da hidroeletricidade sobre os rios da região. Na fronteira da Amazônia amapaense, tal realidade pode ser mais bem entendida, a partir dos pescadores residentes nos municípios de Ferreira Gomes e de Porto Grande, os quais realizam a pesca no Médio Araguari, em que o desenvolvimento de suas práticas é pautado por um conjunto diverso de conhecimentos tradicionais, que atualmente vem passando por sérias perturbações, relacionadas, entre outros fatores, ao comprometimento das territorialidades pesqueiras destes sujeitos. Assim, o interesse desta pesquisa é pelos conhecimentos tradicionais e, por conseguinte, pelas territorialidades da pesca desenvolvida por pescadores destes municípios, na conjuntura atual. Para tanto, procedeu-se à coleta de dados, através de observações in loco, de registros fotográficos, de entrevistas e de pesquisa bibliográfica. Os resultados ressaltam a importância dos conhecimentos e dos saberes tradicionais e as graves implicações da presença das hidroelétricas sobre a pesca e sobre as territorialidades dos pescadores no Médio Araguari, no Estado do Amapá.

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Vicka de Nazaré Magalhães Marinho, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pesquisadora do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA).

Christian Nunes da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ecologia Aquática e Pesca e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM/NUMA/UFPA) e Pesquisador do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA).

Adria de Melo Rosa, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Membro do Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia (GAPTA).

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-12-28

Come citare

MARINHO, Vicka de Nazaré Magalhães; SILVA, Christian Nunes da; ROSA, Adria de Melo.
Conhecimentos tradicionais e territorialidades dos pescadores artesanais no contexto dos empreendimentos hidroelétricos na fronteira da Amazônia amapaense
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e23125, 28 dic. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23125. Acesso em: 4 feb. 2025.