A fronteira econômica na Amazônia brasileira: instrumentos para a Gestão Ambiental no estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e23161

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Fronteira, Intrumentos de Gestão Ambiental, Plano Estadual “Amazônia Agora”

Resumo

Os grandes problemas ambientais urbanos e a degradação dos recursos naturais continuam sendo desafios frente às políticas públicas vigentes. É necessário que haja um bom desempenho institucional para que os resultados alcançados pelas políticas públicas sejam substancialmente mais positivos do que os previstos inicialmente. Nesse contexto, o objetivo geral do estudo é analisar a fronteira econômica do Estado do Pará a partir dos mecanismos de gestão ambiental de combate ao desmatamento disponíveis. Para isso, foi necessário discutir a dinâmica da fronteira na Amazônia, demonstrar as políticas públicas dos Municípios Verdes e do Plano Estadual “Amazônia Agora”, e analisar os mecanismos de gestão ambiental aplicados ao combate ao desmatamento na Amazônia Brasileira. Do ponto de vista metodológico, o artigo utilizou técnicas de pesquisa de natureza qualitativo-exploratória. A principal conclusão é a de que as políticas públicas são instrumentos institucionais importantes direcionados para a fronteira, mas não contribuem efetivamente para o fortalecimento da gestão ambiental, especialmente no Estado do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Paula de Araujo Aires, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo Núcleo de Meio Ambiente (PPGEDAM/NUMA) e Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (PPGDSTU/NAEA) da Universidade Federal do Pará – UFPA. Especialista em Comunicação e Divulgação Científica (FIPAM/NAEA/UFPA).

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

AIRES, Alana Paula de Araujo.
A fronteira econômica na Amazônia brasileira: instrumentos para a Gestão Ambiental no estado do Pará
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e23161, 28 Dez 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23161. Acesso em: 4 fev 2025.