REPERCUSSÕES ESPACIAIS DO PROJETO ARCO NORTE NO DISTRITO DE CAMPO VERDE – ITAITUBA/PA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n12p252-263Keywords:
Produção do Espaço Urbano, Impactos Socioeconômicos, Qualidade de VidaAbstract
SPACE REPERCUSSIONS OF ARCO NORTE PROJECT IN THE CAMPO VERDE DISTRICT – ITAITUBA/PA
REPERCUSIONES ESPACIALES DEL PROYECTO ARCO NORTE EM EL DISTRITO DE CAMPO VERDE – ITAITUBA/ PA
O presente artigo é fruto do projeto de extensão intitulado “Levantamento socioeconômico das áreas de influência das estações de transbordo de cargas (ETC) no município de Itaituba (PA), distrito de Campo Verde”, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Itaituba, no período de agosto a dezembro de 2015, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaituba. Esse projeto caracterizou a dinâmica urbana do Distrito de Campo Verde, no município de Itaituba, sudoeste do Estado do Pará, a partir da forte pressão socioambiental exercida pelo projeto logístico de âmbito federal, denominado de “Arco Norte”, traduzido como uma nova rota para o escoamento da produção agrícola (grãos) do Centro-Oeste do país, utilizando a integração de eixos rodoviários, fluviais e ferroviário. Este artigo discute a repercussão espacial dos empreendimentos portuários no distrito de Campo Verde a partir dos dados socioeconômicos coletados pelo projeto, em 253 domicílios. Inicialmente apresenta-se uma caracterização da infraestrutura urbana atual do distrito, através de dados relativos ao saneamento, regularização fundiária, habitação e equipamentos disponíveis, correlacionando a percepção atual dos moradores referente a qualidade de vida. Em segundo momento, segue uma análise sobre ações de planejamento que possam assegurar a permanência de espacialidades construídas e combater a especulação imobiliária, garantindo alguns hábitos que se caracterizem como próprios dos moradores locais.
Palavras-chave: Produção do Espaço Urbano; Impactos Socioeconômicos; Qualidade de Vida.
ABSTRACT
This article is the result of an extension project titled "Socioeconomic survey of the areas of influence of cargo transshipment stations (ETC) in the municipality of Itaituba (PA), district of Campo Verde", carried out by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA), Itaituba Campus, in the period of August to December 2015, in partnership with the Municipality of Itaituba. This project characterized the urban dynamics of the Campo Verde District, in the municipality of Itaituba, southwest of the State of Pará, due to the strong socio-environmental pressure exerted by the federal logistic project, called "Arco Norte", translated as a new route for the flow of agricultural production (grain) from the Center-West of the country, using the integration of road, river and rail. This article discusses the spatial repercussion of the port enterprises in the district of Campo Verde from the socioeconomic data collected by the project in 253 households. Initially, a characterization of the current urban infrastructure of the district is presented through data on sanitation, land regularization, housing and available equipment, correlating the current perception of the residents regarding the quality of life. Secondly, it follows an analysis of planning actions that can assure the permanence of constructed spaces and combat real estate speculation, guaranteeing some habits that are characterized as own of the local residents
Keywords: Production of Urban Space; Socioeconomic Impacts; Quality of Life.
RESUMEN
El presente artículo es fruto del proyecto de extensión titulado "Levantamiento socioeconómico de las áreas de influencia de las estaciones de transbordo de cargas (ETC) en el municipio de Itaituba (PA), distrito de Campo Verde", realizado por el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Pará (IFPA), Campus Itaituba, en el período de agosto a diciembre de 2015, en asociación con el Municipalidad de Itaituba. Este proyecto caracterizó la dinámica urbana del Distrito de Campo Verde, en el municipio de Itaituba, suroeste del Estado de Pará, a partir de la fuerte presión socioambiental ejercida por el proyecto logístico de ámbito federal, denominado "Arco Norte", traducido como una nueva ruta para el flujo de la producción agrícola (granos) del Centro-Oeste del país, utilizando la integración de ejes viales, fluviales y ferroviarios. Este artículo discute la repercusión espacial de los emprendimientos portuarios en el distrito de Campo Verde a partir de los datos socioeconómicos recogidos por el proyecto, en 253 domicilios. Inicialmente se presenta una caracterización de la infraestructura urbana actual del distrito, a través de datos relativos al saneamiento, regularización agraria, vivienda y equipamientos disponibles, correlacionando la percepción actual de los habitantes referente a la calidad de vida. En segundo momento, sigue un análisis sobre acciones de planificación que puedan asegurar la permanencia de espacialidades construidas y combatir la especulación inmobiliaria, garantizando algunos hábitos que se caractericen como propios de los habitantes locales.
Palabras clave: Producción del Espacio Urbano; Impactos Socioeconómicos; Calidad de Vida.
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