Tendências e variabilidades climáticas em regiões com diferentes classes de uso e cobertura do solo no Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e20360

Palavras-chave:

Seca, Temperatura do ar, Chuva, Mesoclima

Resumo

Este estudo objetiva analisar a tendência climática da chuva, da temperatura do ar e da variabilidade de eventos de seca em quatro regiões do Rio Grande do Sul. Foram utilizados dados mensais de temperatura e chuva de 1970 e 2020. A análise de dados foi feita em relação aos meses de seca distribuídos na escala temporal decadal. O teste de Mann-Kendall foi usado para avaliar a tendência mensal e anual de temperatura e da chuva, enquanto os eventos de seca foram analisados pela frequência. As características de seca estudadas foram: o número de meses e eventos secos, a maior quantidade de meses de seca seguidos (duração máxima), a média de meses de seca (duração média) e sua intensidade máxima. Com a tendência de aumento das temperaturas e a maior frequência de eventos de seca, mais longos e de maior intensidade, associados com a quase inexistência de tendências na chuva, pressupõe-se que o mesoclima destas regiões está tendendo para um ambiente mais quente, seco e de chuvas irregulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Vinicius Frota de Oliveira Silva, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Campus Florianópolis

Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Campus Florianópolis.

Rosandro Boligon Minuzzi, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Campus Florianópolis

Doutor em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa – UFV. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC/Campus Florianópolis.

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

SILVA, Carlos Vinicius Frota de Oliveira; MINUZZI, Rosandro Boligon.
Tendências e variabilidades climáticas em regiões com diferentes classes de uso e cobertura do solo no Rio Grande do Sul
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 10, n. 01, p. e20360, 24 Mar 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20360. Acesso em: 21 mai 2025.

Edição

Seção

Artigos