O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE ENQUANTO FUNDAMENTO CONCEITUAL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Francisco Vale Lima

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n1p77-92

Palabras clave:

Educação ambiental, Princípio responsabilidade, Poder tecnológico

Resumen

O  artigo  reflete  a  partir  do  “Princípio  Responsabilidade”  de  Hans  Jonas  visando extrair do mesmo uma fundamentação válida para uma educação ambiental que esteja para além dos espaços formais educacionais. Dado o poder ora adquirido pelo homem sob a  forma de  tecnociência, o qual se encontra hoje em  franca expansão e que não possui controle algum sobre si senão a sua manutenção, o indivíduo viu-se conduzido a um  vácuo  ético  inaudito. Compete-nos, portanto,  repensar os  fundamentos  éticos hodiernos  tendo como aporte a consideração máxima de valorização da vida em sua essência,  vida  esta  que  extravasa  a  dimensão  do  humano  e  que  se  configura  como condição  para  a  existência  desse  último.  É,  pois,  uma  tal  vida  o  espaço  de manifestação do ser que, para continuar a existir exige-nos um dever imperioso, o que faz  com que  esta vida  (nas  suas mais diversas manifestações)  seja  tida  enquanto um bem em si.

Palavras-chave: Educação ambiental. Princípio responsabilidade. Poder tecnológico.

Abstract

This  article  reflects  upon  the  „Responsibility  Principle‟,  by  Hans  Jonas,  aiming  at eliciting grounding validity for an environmental education that lies beyond the formal educational  field. Given  the power once acquired by man, shaped as  techno-science, which  is  under  intensive  growth  and  holds  no  control  upon  itself,  except  for  its maintenance,  individuals  have  been  led  to  an  unheard  ethical  vacuum.  It  is  our responsibility to rethink today‟s ethical fundamentals keeping into account their major contribution  to  the  appreciation of  life  in  its  core, wherein  life  goes beyond human dimension and sets itself up as a condition to the existence of the human. Therefore, there  is  so much  life  in  the  expression  of  the  being    that,  in  order  to  survive,  it demands  from  us  an  imperative  obligation,  and  that makes  life  (in  its most  diverse expressions)  very valuable in itself.

Keywords: Environmental education.  Responsibility principle. Technological power.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Vale Lima

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor Assistente de Filosofia da
Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus de Grajaú.  

Citas

BACON, Francis: Novum organon ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. São Paulo: Nova Cultural, 2005. (Coleção os pensadores).

CHARDIN, Teilhard de. O fenômeno humano. São Paulo: Cultrix, 2006.

DESCARTES, René. Discurso do método; Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas. São Paulo: Abril cultural, 2000. (Coleção os pensadores).

FONSÊCA, Flaviano Oliveira. Hans Jonas: (bio)ética e crítica à tecnologia. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2007.

JONAS, Hans. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Petrópolis: Vozes, 2004.

______. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto/Editora PUC-Rio, 2006.

______. Matéria, espírito e criação: dados cosmológicos e conjecturas cosmogônicas. Petrópolis: Vozes, 2010. (Col. Textos filosóficos).

______. Ética, medicina e técnica. Lisboa: Editora Veja – Passagens, 1994.

______. A emergência do paradigma ecológico. Petrópolis: Vozes, 1999.

RICOUER, Paul. Leituras 2: a região dos filósofos. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

SANTOS, Robson dos; OLIVEIRA, Jelson; ZANCANARO, Lourenço (coord.). Ética para a civilização tecnológica: em diálogo com Hans Jonas. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2011.

WOLIN, Richard. Los hijos de Heidegger: Hannah Arendt, Karl Löwith, Hans Jonas y Herbert Marcuse. Madrid: Cátedra, 2003.

Cómo citar

LIMA, Francisco Vale.
O PRINCÍPIO RESPONSABILIDADE ENQUANTO FUNDAMENTO CONCEITUAL PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 1, p. 77–92, 6 may 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/3436. Acesso em: 16 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos