DIVERSIDADE E COLONIALIDADE EM GRAJAÚ-MA: desafios para a formação de professores

Autores/as

  • Ramon Luis de Santana Alcântara

DOI:

https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n1p108-125

Palabras clave:

Diversidade, Colonialidade, Formação de professores

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir os resultados de uma pesquisa de doutorado que buscou problematizar os desafios da  formação de professores para  a diversidade no município  de  Grajaú,  Maranhão.  As  noções  de  diversidade  e  colonialidade  são operacionalizadas  a  fim  de  configurar  um  cenário  específico  de  relações  de diferenciações.  Observação  etnográfica,  análise  documental  e  a  utilização  de  uma disciplina  foram  os  procedimentos  metodológicos  utilizados.  Como  resultado, apresenta-se  a  matriz  colonial  do  preconceito  em  Grajaú  como  fundamento  dos discursos  acerca  das  múltiplas  dimensões  da  diversidade.  Há  também  o estabelecimento de desafios para a Universidade Federal do Maranhão  repensar suas propostas de formação de professores no município.

Palavras-chave: Diversidade. Colonialidade. Formação de professores.

Abstract

This article aims to discuss the results of a doctoral research that sought to discuss the challenges  of  teacher  training  for  diversity  in  the  city  of  Grajaú,  Maranhão.  The notions  of  diversity  and  coloniality  are  operationalized  in  order  to  set  a  specific scenario of differentiation relations. Ethnographic observation, document analysis and the use of a discipline were the methodological procedures used. As a result, presents the colonial die of prejudice  in Grajaú as  the  foundation of speeches about multiple dimensions of diversity. There  is also the establishment of challenges for the Federal University of Maranhão rethink their teacher training proposals in the city.

Keywords: Diversity. Coloniality. Training of teachers.

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Biografía del autor/a

Ramon Luis de Santana Alcântara

Doutor em Políticas Públicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus de Grajaú.

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Cómo citar

ALCÂNTARA, Ramon Luis de Santana.
DIVERSIDADE E COLONIALIDADE EM GRAJAÚ-MA: desafios para a formação de professores
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 1, n. 1, p. 108–125, 6 may 2015 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/3438. Acesso em: 16 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos