O DESINTERESSE DOS ALUNOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: estudo de caso de uma escola privada em Belém – PA
DOI:
https://doi.org/10.18766/2446-6549/interespaco.v1n3p317-330Palabras clave:
Ensino de Geografia, Metodologias de Ensino, Aulas de Geografia, Geography Teaching, Teaching Methods, Geography Lessons, Enseñanza de la Geografía, Metodologías de Enseñanza, Lecciones de GeografíaResumen
São várias as realidades e experiências com as quais o professor se depara na prática escolar. Entre as dificuldades está a falta de interesse do corpo discente nas aulas de Geografia. Buscando identificar alguns dos motivos que contribuem para que os alunos não tenham interesse nas aulas da referida disciplina, este trabalho tem como objetivo analisar, na perspectiva dos educandos, as principais causas da falta de interesse nas aulas de Geografia. Para tanto, foi realizada uma pesquisa em uma escola privada de Ensino Fundamental em Belém, estado do Pará, com um universo de 90 alunos de três turmas: 7º, 8º e 9º anos. Os resultados demonstraram que 43% pensam que a maior causa da falta de interesse nas aulas são as metodologias usadas pelos professores; para 30% o motivo é o caráter muito descritivo da Geografia; para 14% é a distância entre os conteúdos ministrados e a realidade; e para 10%, a principal causa é falta de interesse dos próprios alunos.
Palavras-chave: Ensino de Geografia; Metodologias de Ensino; Aulas de Geografia.
THE LACK OF INTEREST OF STUDENTS IN GEOGRAPHY CLASSES: A case study of a private school in Belém – PA
ABSTRACT
There are several realities and experiences that the teacher comes across in school practice. Among the difficulties is the lack of interest of the student body in Geography classes. Trying to identify some of the reasons that contribute to students not interested in the lessons of that discipline, this paper aims to analyze, from the perspective of students, the main causes of lack of interest in Geography classes. For this purpose, a survey was conducted in a private school of elementary school in Belem, state of Para, with a universe of 90 students from three classes: 7th, 8th and 9th grades. The results showed that 43% think that the major cause of the lack of interest in class are the methodologies used by teachers; to 30% the reason is very descriptive of Geography; 14% is the distance between the content taught and reality; and 10%, the main cause is lack of interest from the students themselves.
Keywords: Geography Teaching; Teaching Methods; Geography Lessons.
LA FALTA DE INTERÉS DE LOS ESTUDIANTES EN CLASES DE GEOGRAFÍA: Un estudio de caso de una escuela privada en Belém – PA
RESUMEN
Hay varias realidades y experiencias que el maestro viene a través de la práctica escolar. Entre las dificultades es la falta de interés de los estudiantes en las clases de Geografía. Tratar de identificar algunas de las razones que contribuyen a los estudiantes que no están interesados en las lecciones de esa disciplina, el presente trabajo tiene como objetivo analizar, desde la perspectiva de los estudiantes, las principales causas de la falta de interés en las clases de Geografía. Para ello, se realizó una encuesta en una escuela privada de la Educación Primaria en Belém, estado de Pará, con un universo de 90 estudiantes de tres clases: séptimo, octavo y 9º grados. Los resultados mostraron que el 43% piensa que la causa principal de la falta de interés en la clase son las metodologías utilizadas por los profesores; y el 30% de la razón es muy descriptivo de Geografía; 14% es la distancia entre el contenido enseñado y realidad; y el 10%, la causa principal es la falta de interés por parte de los propios estudiantes.
Palabras clave: Enseñanza de la Geografía; Metodologías de Enseñanza; Lecciones de Geografía.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel G. Ciclos de Desenvolvimento Humano e Formação de Educadores. Revista Educação e Sociedade, Campinas, ano 20, n. 68, especial, p. 143-162, dez. 1999.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2002.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e prática de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
FARIAS, I. M. S. [et al.]. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3. ed. Brasília: Liber Livro, 2011, 192 p.
KIMURA, S. Geografia no ensino básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008, 217 p.
LACOSTE, Yves. Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, SP: Papirus, 1988.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, 263 p. (Coleção magistério. Série formação do professor).
MAGNOLI, D. Geógrafo defende renovação continuada de professor. 2001. Disponível em: <http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_revistas/revista_educacao/maio01 /entrevista.htm>. Acesso em: 15 out. 2015.
OLIVEIRA. Elvira de. Geografia: o Brasil e o mundo em detalhes. São Paulo: Klick, 2001. (Coleção Fique por Dentro).
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. e CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VESENTINI, J. W. Para uma Geografia Crítica na escola. São Paulo: Editora do autor, 2008.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.