PASSIVOS AMBIENTAIS DECORRENTES DA IMPLANTAÇÃO DO ATUAL ANEL VIÁRIO EM CUIABÁ/MT
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n14p205-217Palabras clave:
Passivos Ambientais, Educação Ambiental de Rodovias, Anel Viário de Cuiabá.Resumen
ENVIRONMENTAL LIABILITIES ARISING OUT OF THE IMPLEMENTATION OF THE CURRENT ROAD RING IN CUIABÁ/MT
PASIVOS AMBIENTALES DERIVADAS DE LA IMPLANTACIÓN DEL ACTUAL ANILLO VIAL EN CUIABÁ – MT
A cidade de Cuiabá passou por transformações crescentes nos últimos anos, pode-se observar este fato por meio da sobreposição das suas principais vias estruturais, construídas com o objetivo de desafogar o trânsito central em direção aos diversos bairros da capital. Em razão disto, tornou-se necessária a construção de uma nova via que cumprisse a função antes exercida pela Av. Miguel Sutil, sendo então proposta a construção de uma nova perimetral, a qual foi chamada de Contorno Viário de Cuiabá. Este texto buscou apresentar a situação ambiental atual da obra de implantação da Rodovia BR 070/163/364, trecho: Divisa GO/MT – Divisa MT/RO, subtrecho: Contorno Viário Norte/Sul de Cuiabá – entroncamento da BR-070/163/364 (Cuiabá) – Estrada do Sucuri/AMBEV, extensão total: 36,88 km. O objetivo geral é analisar o Processo Ambiental e seus problemas durante a construção do anel viário. A metodologia adotada é qualitativa, destacando-se o levantamento bibliográfico e o registro fotográfico por meio de levantamento de campo. Como resultados alcançados observa-se que a obra possui passivos ambientais que estão se agravando devido à obra estar paralisada.
Palavras-chave: Passivos Ambientais; Educação Ambiental de Rodovias; Anel Viário de Cuiabá.
ABSTRACT
The city of Cuiabá has undergone increasing transformations in the last years. It is possible to observe this fact by means of the overlapping of its main structural routes, constructed with the goal of unburdening the central traffic towards the different districts of the capital. Due to this, it became necessary to build a new road that would fulfill the function previously exercised by Av. Miguel Sutil, then it was proposed the construction of a new perimeter, which was called the Road Ring Way of Cuiabá. This text sought to present the current environmental situation of the work of implementation of Highway BR 070/163/364, Excerpt: Currency GO/MT - Currency MT/RO, Sub-stretch: Contour Road North/South Cuiabá – junction BR-070/163/364 (Cuiabá) – Estrada do Sucuri/AMBEV, Total Length: 36.88 km. The general goal is to analyze the Environmental Process and its problems during its construction of the road ring way. The methodology adopted is qualitative, highlighting the bibliographical survey, and the photographic record by means of field survey. As results achieved it is observed that open has environmental liabilities that are worsening due to the work being paralyzed.
Keywords: Environmental Liabilities; Environmental Education of Highways; Ring Road of Cuiabá.
RESUMEN
La ciudad de Cuiabá pasó por transformaciones crecientes en los últimos años, se puede observar este acto por medio de la sobreposición de sus principales vías estructurales, construidas con el objetivo de desahogar el transito central en dirección a los diversos barrios de la capital. En razón de esto, se tornó necesario la construcción de una nueva vía que cumpliese la función antes ejercida por la Avenida Miguel Sutil, siendo entonces propuesta la construcción de un nuevo perímetro, la cual fue llamada de contorno vial de Cuiabá. Este texto buscó presentar la situación ambiental actual de la obra de implantación de la Carretera BR 070/163/364, tramo: Lema GO/MT – Lema MT/RO, sub tramo: contorno viario Norte/Sur de Cuiabá – unión de la BR-070/163/364 (Cuiabá) – carretera de Sucuri/AMBEV, extensión total: 36,88 km. El objetivo general es analizar el proceso ambiental y sus problemas durante la construcción del anillo vial. La metodología adoptada y cualitativa destacándose el levantamiento bibliográfico por medio del levantamiento de campo. Como resultados alcanzados se observa que la obra posee pasivos ambientales que están agravándose debido a la obra estar paralizada.
Palabras clave: Pasivos Ambientales; Educación Ambiental de Carreteras; Anillo Vial de Cuiabá.
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