SUBJETIVIDADES FEMININAS PRESENTES NO FILME “O SORRISO DE MONALISA”
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n9p126-140Palabras clave:
Produção de Subjetividades, Gênero, FeminismoResumen
FEMALE SUBJECTIVITIES PRESENTED IN THE MOVIE “O SORRISO DE MONALISA”
SUBJETIVIDADES FEMENINAS PRESENTES EL LA PELÍCULA “O SORRISO DE MONALISA”
O objetivo deste artigo foi apreender minhas reflexões sobre o feminismo, a partir dos modos como somos produzidas cotidianamente pelas mídias, filmes, novelas e outros artefatos culturais que nos cercam. Por ser a subjetividade algo que é do indivíduo, formada por meio de crenças e valores, com as experiências e histórias de vida que nos formam, recorri à leitura dos trabalhos desenvolvidos por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fim de esmiuçar esse conceito para entender como somos subjetivados por valores que nos constituem, e às vezes nos reprimem e oprimem. Outro conceito que achei necessário para este trabalho é o de gênero. Para sua compreensão, utilizei leituras de Joan W. Scott e Tereza Lauretis. Para análise, escolhi o filme “O Sorriso de Monalisa”, pois ele retrata vários “modos tipos” de ser mulher, e nele é possível perceber as múltiplas subjetividades femininas. Do filme opto pela discussão de três modos tipos de ser mulher e os processos de subjetivação que as compõe. Este filme se passa na década de 1950 do século XX e nos faz pensar as lutas feministas empreendidas na época e seus efeitos ainda hoje.
Palavras-chave: Produção de Subjetividades; Gênero; Feminismo.
ABSTRACT
The goal of this paper is to capture my reflections about feminism since the modes how we are daily produced by the media, movies, soap operas and other cultural artifacts that surround us. Being the subjectivity something that belongs to the individual, constituted by beliefs and values dependent on the experiences and life stories that shape us, I resorted to the literature of the works produced by Gilles Deleuze and Félix Guattari in order to scrutinize this concept to understand how we are subjectivated by values that constitute us and, sometimes, repress and oppress us. Another concept that I considered necessary for this paper is gender. For the comprehension of gender, I utilized readings of Joan W. Scott and Tereza Lauretis. For analysis I chose the movie “Mona Lisa Smile” (O Sorriso de Monalisa, in Portuguese), because it portrays various modes and types of being a women, and in this movie it is possible to realize the multiplicity of feminine subjectivities. I opt to discuss three ways of being a women pictured by the film and the processes of subjetification that compose them. This movie represents the 1950’s and make us think about the feminist struggles carried out in this time and their effects nowadays.
Keywords: Production of Subjectivities; Gender; Feminism.
RESUMEN
El objetivo de este trabajo fue comprender mis reflexiones sobre el feminismo, a partir de los modos como somos producidos diariamente por las medias, películas, telenovelas y otros artefactos culturales que nos cercan. Por ser la subjetividad algo que es del individuo, conformada por medio de creencias y valores, con las experiencias y historias de vida que nos forman, recurrí a lectura de trabajos desarrollados por Gilles Deleuze e Félix Guattari, a fin de desmenuzar ese concepto para comprender como somos subjetivados por los valores que nos constituyen, y a veces nos reprimen e oprimen. Otro concepto que creí necesario para este trabajo es el concepto de género. Para su comprensión, elegí la película “La sonrisa de Mona Lisa” (O sorriso de Monalisa, en portugués), pues ella retrata varios “modos tipos” de ser mujer, y en ella es posible percibir las múltiples subjetividades femeninas. Del filme opto por la discusión de tres “modo tipos” de ser mujer y los procesos de subjetivación que las componen. Este filme se pasa en la década de 1950 del siglo XX y nos hace pensar en las luchas feministas emprendidas en la época y sus efectos aún hoy.
Palabras clave: Producción de Subjetividades; Género; Feminismo.
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