A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE PSICOLOGIA HOSPITALAR, REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO NO TRABALHO COM CRIANÇAS COM LESÃO CEREBRAL

Autores/as

  • Carolina Alves Rezende Alcântara Rede Sarah de Hospitais de Neurorreabilitação – São Luís/MA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p70-82

Palabras clave:

Psicologia Hospitalar, Reabilitação, Educação, Infância

Resumen

THE INTERDISCIPLINARITY BETWEEN HOSPITAL PSYCHOLOGY, REHABILITATION AND EDUCATION IN WORK WITH CHILDREN WITH BRAIN INJURY

INTERDISCIPLINARIDAD ENTRE LA PSICOLOGÍA HOSPITAL, REHABILITACIÓN Y EDUCACIÓN EN EL TRABAJO CON NIÑOS CON LESIÓN CEREBRAL

Este trabalho busca apontar possíveis contribuições da atuação como psicóloga hospitalar de reabilitação para o processo de aprendizagem escolar e escolarização inclusiva de crianças com lesão cerebral, considerando relato de experiência das atividades desenvolvidas no Hospital Sarah de Neurorreabilitação, unidade de São Luís, Maranhão. Pauta-se, portanto, na perspectiva que evidencia a interdisciplinaridade entre as áreas da psicologia hospitalar, reabilitação e educação. Entende-se que os profissionais da psicologia hospitalar no contexto de reabilitação podem se constituir um pilar na rede de apoio necessária ao processo de escolarização inclusiva, ampliando a compreensão sobre o desenvolvimento global para os diversos agentes envolvidos na reabilitação.

Palavras-chave: Psicologia Hospitalar; Reabilitação; Educação; Infância.

ABSTRACT
This work seeks to point out possible contributions of the performance as a rehabilitation hospital psychologist for the school learning process and inclusive schooling of children with brain injury, considering experience reports of the activities developed at the Sarah Network of Neurorehabilitation Hospital, São Luís, Maranhão. Therefore, it is based on the perspective that evidences the interdisciplinary between the areas of hospital psychology, rehabilitation and education. It is understood that the professionals of hospital psychology in the context of rehabilitation can constitute a pillar in the support network necessary to the process of inclusive schooling, broadening the understanding on the global development for the diverse agents involved in the rehabilitation.

Keywords: Hospital Psychology; Rehabilitation; Education; Infancy.

RESUMEN
Este trabajo busca identificar posibles contribuciones de actuar como un psicólogo de rehabilitación del hospital para el proceso de aprendizaje escolar y la educación inclusiva de los niños con lesión cerebral, teniendo en cuenta experiencia en el informe de las actividades desarrolladas en el Hospital de Neurorehabilitación Sarah, São Luís unidad, Maranhão. Pautase por lo que desde la perspectiva que pone de relieve las áreas interdisciplinares de psicología de la salud, rehabilitación y educación. Se entiende que los profesionales de la psicología de la salud en el contexto de rehabilitación pueden ser un pilar en la red de apoyo necesario para el proceso escolarización inclusiva, ampliando la comprensión del desarrollo global de los diversos actores involucrados en la rehabilitación.

Palabras clave: Psicología de la Salud; Rehabilitación; La Educación; Infancia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Alves Rezende Alcântara, Rede Sarah de Hospitais de Neurorreabilitação – São Luís/MA

Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Especialista em Terapia Analítico-Comportamental Infantil pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento e Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia. Psicóloga Hospitalar na Rede Sarah Hospitais de Neurorreabilitação – São Luís/MA.

Publicado

2018-01-24

Cómo citar

ALCÂNTARA, Carolina Alves Rezende.
A INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE PSICOLOGIA HOSPITALAR, REABILITAÇÃO E EDUCAÇÃO NO TRABALHO COM CRIANÇAS COM LESÃO CEREBRAL
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 3, n. 10, p. 70–82, 24 ene. 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6396. Acesso em: 16 nov. 2024.