AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR: estudo de caso de uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Acará – PA

Autores/as

  • Marcos Jonatas Damasceno da Silva Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549/interespaco.v2n6p367-378

Palabras clave:

Educação Brasileira, Educação de Jovens e Adultos, Abandono Escolar

Resumen

A educação brasileira apresenta diversos problemas e um dos que mais aflige a escola no Brasil é a evasão, uma vez que todo ano é grande o número de alunos que iniciam o ano letivo e não o concluem por diversos motivos. Este trabalho tem como objetivo identificar quais os principais motivos que levaram os alunos de quatro turmas da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Acará, no estado do Pará, a não concluírem o ano letivo de 2015. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa nas quatro turmas, a saber: 3ª Etapa 01, 3ª Etapa 02, 4ª Etapa 01 e 4ª Etapa 02. Esta pesquisa foi feita com universo de 50 alunos evadidos. Os resultados demonstraram que, para 34% dos alunos entrevistados, a necessidade de trabalhar foi o motivo para não concluírem o ano letivo de 2015; para 26% o motivo foi a falta de professores devido às greves da categoria; para outros 26%, foi a falta de interesse do próprio aluno em dar continuidade aos estudos e, para 14% dos discentes, não concluíram o ano letivo devido às dificuldades em acompanhar os conteúdos ministrados pelos professores. Desse modo, esforços são necessários no tratamento deste problema que não pode mais ficar restrito à sala de aula e ao professor, mas deve ser compartilhado para que assim se possa reduzir o abandono escolar, através da atuação conjunta do Estado, da família, do aluno e do corpo docente.

Palavras-chave: Educação Brasileira; Educação de Jovens e Adultos; Abandono Escolar.


THE CAUSES OF SCHOOL EVASION: a case study of a public elementary school in the city of Acará – PA

ABSTRACT
Brazilian education presents several problems and one of the most afflicting school in Brazil is truancy, as every year, in our schools, a large number of students who start the school year and not conclude for several reasons. This study aims to identify the main reasons students from four classes of the sport Youth and Adult Education (EJA) of primary education in a public school in the municipality of Acará, in Pará state, not to complete the school year 2015. In this sense, a survey in the four groups was held, namely 3ª Etapa 01, 3ª Etapa 02, 4ª Etapa 01 e 4ª Etapa 02. This survey was conducted with 50 students escaped universe. The results showed that 34% of interviewed students, the need to work was the reason for not finishing the school year 2015; to 26% the reason was the lack of proper teachers strikes category; for another 26%, was the lack of interest of the students themselves to give continuity to studies and 14% of students, the cause for not having completed the school year were the difficulties in following the content taught by teachers. Thus, efforts are needed in the treatment of this problem can no longer be restricted to the classroom and the
teacher, but should be shared so that it can reduce early school leaving through the joint efforts of the state, the family, the student and faculty.

Keywords: Brazilian Education; Youth and Adult Education; School Drop-out.


LAS CAUSAS DE LA DESERCIÓN ESCOLAR: un estudio de caso de una escuela pública en la escuela primaria en el municipio de Acará – PA

RESUMEN
La educación brasileña presenta varios problemas y uno que más afecta a la escuela en Brasil es el absentismo escolar, como todos los años, en nuestras escuelas, un gran número de estudiantes que comienzan el año escolar y no concluye por varias razones. Este estudio tiene como objetivo identificar las principales razones por las cuales los estudiantes de cuatro clases de este deporte Educación de los Jóvenes y Adultos (EJA) de la educación primaria en una escuela pública en el municipio de Acará, en el estado de Pará, no completar el año escolar 2015. En este sentido, se llevó a cabo una encuesta en los cuatro grupos, a saber, 3ª Etapa 01, 3ª Etapa 02, 4ª Etapa 01 y 4ª Etapa 02. Esta encuesta se realizó con 50 estudiantes escaparon universo. Los resultados mostraron que el 34% de los estudiantes entrevistados, la necesidad de trabajo fue la razón por no haber terminado el año escolar 2015; al 26% la razón fue la falta de maestros adecuados golpea la categoría; otro 26%, fue la falta de interés de los propios estudiantes para dar continuidad a los estudios y el 14% de los estudiantes, la causa por no haber completado el ciclo escolar fueron las dificultades en el seguimiento de los contenidos impartidos por los profesores. Por lo tanto, se necesitan esfuerzos en el tratamiento de este problema ya no puede limitarse a la clase y el profesor, pero deben compartirse de manera que pueda reducir el abandono escolar a través de los esfuerzos conjuntos del estado, la familia, el estudiante y la facultad.

Palabras clave: Educación brasileña; Educación de los Jóvenes y Adultos; Abandono Escolar.

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Biografía del autor/a

Marcos Jonatas Damasceno da Silva, Universidade Federal do Pará – UFPA

Especialista em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental e Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. 

Especialista em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental e Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. 

Publicado

2017-03-09

Cómo citar

SILVA, Marcos Jonatas Damasceno da.
AS CAUSAS DA EVASÃO ESCOLAR: estudo de caso de uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Acará – PA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 2, n. 6, p. 367–378, 9 mar. 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/6502. Acesso em: 16 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas, Educação e Interdisciplinaridade