O BRASIL E A CRENÇA NUM FUTURO QUE NUNCA SE REALIZA: reflexões sobre as formas de reconhecimento do sujeito brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v4n13p119-138Palabras clave:
Brasil, Reconhecimento, História, Memória NacionalResumen
BRAZIL AND THE BELIEF IN A FUTURE THAT NEVER TAKES PLACE: reflections about the forms of recognition of the Brazilian guy
EL BRASIL Y LA CRENZA EN UN FUTURO QUE NUNCA SE REALIZA: reflexiones sobre las formas de reconocimiento del sujeto brasileño
O presente artigo trata das formas de reconhecimento através das quais o sujeito brasileiro se reconhece. Dentre os elementos que compõem essas formas, está a memória e o imaginário nacional. Veremos que, no Brasil, os mitos nacionais não ajudam a organizar, não têm um papel organizador da sociedade (como em outros países), mas, antes, são instrumentos de autoilusão. O drama do país, assim, jaz no contraste entre imaginário (ou sonho) e realidade. Entre aspiração (aquilo que gostaríamos de ser) e realização (aquilo que somos na prática). Ainda veremos que o aspecto social está totalmente desvinculado do aspecto político no Brasil (ao contrário do que vemos em países desenvolvidos).
Palavras-chave: Brasil; Reconhecimento; História; Memória Nacional.
ABSTRACT
This article deals with the forms of recognition through which the brazilian subject is recognized. Among the elements that make up these forms, they are memory and the national imagination. We see that in Brazil, the national myths do not help to organize, do not have an organizing role of society (as in other countries), but rather are self-delusion instruments. The country’s drama thus lies in the contrast between imaginary (or dream) and reality. Between aspiration (what we would like to be) and realization (what we are in practice). We will see that the social aspect is completely detached from the political aspect in Brazil (unlike what we see in developed countries).
Keywords: Brazil; Recognition; History; National Memory.
RESUMEN
El presente artículo trata de las formas de reconocimiento a través de las cuales el sujeto brasileño se reconoce. Entre los elementos que componen esas formas, está la memoria y el imaginario nacional. Veremos que, en Brasil, los mitos nacionales no ayudan a organizar, no tienen un papel organizador de la sociedad (como en otros países), pero, antes, son instrumentos de auto ilusión. El drama del país, así, yace en el contraste entre imaginario (o sueño) y realidad. Entre aspiración (lo que nos gustaría ser) y realización (lo que somos en la práctica). Aún veremos que el aspecto social está totalmente desvinculado del aspecto político en Brasil (al contrario de lo que vemos en países desarrollados).
Palabras clave: Brasil; Reconocimiento; Historia; Memoria Nacional.
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