CURRÍCULO, LIVRO DIDÁTICO E GEOGRAFIA: estado da arte da produção acadêmica brasileira dos anos 2014-2017

Autores

  • Bruno Falararo de Mello Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Câmpus de Rio Claro
  • João Pedro Pezzato Departamento de Educação / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Câmpus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.10771

Palavras-chave:

Currículo, Geografia, Livro didático.

Resumo

CURRICULUM, TEXTBOOK AND GEOGRAPHY: state of the art of brazilian academic production from the years 2014-2017

CURRICULUM, MANUEL SCOLAIRE ET GÉOGRAPHIE: état d'art de la production académique brésilienne des années 2014-2017

Neste artigo realizou-se o levantamento de dissertações e teses publicadas no período de 2014 a 2017 sobre os campos do currículo, livro didático e Geografia. A esse propósito, procedeu-se à pesquisa no banco de teses e dissertações da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES na internet com as palavras-chave Geografia, currículo e livro didático. Foram indicados mais de 47 mil trabalhos acadêmicos. Optou-se pelos trabalhos cuja indicação permitia o acesso à obra completa dos autores. Escolhidas quatorze obras acadêmicas, primeiramente foram lidos todos os seus resumos, a fim de ter-se um panorama sobre o que se tratavam. Após, cada obra foi consultada separadamente. Tratou-se de uma pesquisa do tipo estado da arte, em que se busca reunir o que tem sido produzido sobre determinado tema objetivando a avaliação do conhecimento acumulado. Os trabalhos analisados apontam para a influência das ações governamentais regulatória nos currículos escolares, a grande relevância dos livros didáticos no ensino de geografia e a importância do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD na escolha das obras didáticas e nas práticas cotidianas dos docentes.

Palavras-chave: Currículo; Geografia; Livro didático.

ABSTRACT
In this article, we carried out the survey of dissertations and theses published in the period from 2014 to 2017 about curriculum, textbook and Geography. In this regard, a research was carried out at the thesis and dissertation bank of the Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior - CAPES on the internet with the keywords Geography, curriculum and textbook. More than 47 thousand academic papers were indicated. We opted for the works whose indication allowed access to the complete work of the authors. Then fourteen scholarly works were selected, all their abstracts were first read in order to have an overview of what they were about. Afterwards, each work was consulted separately. It was a state-of-the-art research, in which one seeks to gather what has been produced on a certain subject aiming at the evaluation of accumulated knowledge. The papers analyzed point to the influence of governmental regulatory actions on school curricula, the great relevance of didactic books in geography teaching and the importance of the National Textbook Plan - PNLD in the choice of didactic works and daily practices of teachers.

Keywords: Curriculum; Geography; Textbook.

RÉSUMÉ
Dans cet article, on a fait le relevé des mémoires et des thèses publiées dans la période de 2014 à 2017 sur les domaines du curriculum, du manuel scolaire et de la géographie. À cet égard, la recherche a été réalisée à la banque des mémoires et des thèses de la Commission d'amélioration du personnel de l'enseignement supérieur - CAPES sur Internet avec les mots-clés Géographie, Curriculum et Manuel scolaire. Plus de 47 000 ouvrages académiques ont été indiqués. On a sélectionné les travaux dont l'indication a permis d'accéder au travail complet des auteurs. Choisis quatorze travaux parmi les 47 000, d'abord on a lu les résumés pour avoir une vue d'ensemble de ce qu'ils étaient. Par la suite, chaque travail a été consulté séparément. Il s'agit d'une recherche appelée état d'art, dans laquelle on cherche à rassembler ce qui a été produit sur un sujet visant à évaluer les connaissances accumulées. Les documents analysés indiquent l'influence des actions gouvernementales réglementaires sur les programmes scolaires, la grande pertinence des livres didactiques dans l'enseignement de la géographie et l'importance du Plan national des manuels scolaires - PNLD dans le choix des travaux didactiques et des pratiques quotidiennes des enseignants.

Mots-clés: Curriculum; Géographie; Manuel Scolaire.

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Biografia do Autor

Bruno Falararo de Mello, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Câmpus de Rio Claro

Licenciado, Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Câmpus de Rio Claro.

João Pedro Pezzato, Departamento de Educação / Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Câmpus de Rio Claro

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professor do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP/Câmpus de Rio Claro.

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Publicado

2019-04-29

Como Citar

MELLO, Bruno Falararo de; PEZZATO, João Pedro.
CURRÍCULO, LIVRO DIDÁTICO E GEOGRAFIA: estado da arte da produção acadêmica brasileira dos anos 2014-2017
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 16, p. e10771, 29 Abr 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/10771. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos