COMO MILTON SANTOS EXPLICARIA O BRASIL NESSE MOMENTO DE PANDEMIA?

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202218

Mots-clés :

Milton Santos, Território, Brasil, Covid-19

Résumé

Certamente que é impossível transcrever literalmente como Milton Santos iria analisar esse cenário de pandemia que estamos vivendo. Primeiramente porque ele deixou o nosso convívio em 2001. Segundo, não teríamos como adivinhar ou prever a sua reação tanto como intelectual quanto ser humano diante dessa fraqueza moral dos políticos em, mais uma vez, se distanciar do povo. Todavia, para quem conhece a obra de Milton Santos e a sua postura crítica diante de crises com essa dimensão global, é possível sinalizar que ele diria que ainda vivemos num país distorcido repleto de espaços divididos. Ficaria indignado com a continuidade de um modelo administrativo que replica em nosso território ações descoladas de nossas características sociais, ambientais e econômicas, sobretudo, nessa pandemia. Este ensaio selecionou parte do pensamento de Milton Santos com o objetivo de produzir uma reflexão que contribua para decodificar a dinâmica atual imposta ao território pela Covid-19, e mostrando a necessidade de se pensar num reordenamento político-administrativo do Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira Neto, Instituto Federal da Bahia

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Professor de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Porto Seguro. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos no Extremo Sul da Bahia.

Leonardo Thompson da Silva, Instituto Federal da Bahia

Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Porto Seguro. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos no Extremo Sul da Bahia.

Ricardo Rodrigues Mendes, Instituto Federal da Bahia

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Porto Seguro.

José André Ribeiro, Instituto Federal da Bahia

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Porto Seguro.

Ricardo Almeida Cunha, Instituto Federal da Bahia

Doutorando em Estado e Sociedade pela Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA/Campus Porto Seguro. Membro do Grupo de Pesquisa Observatório Milton Santos no Extremo Sul da Bahia.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-31

Comment citer

CERQUEIRA NETO, Sebastião Pinheiro Gonçalves de; SILVA, Leonardo Thompson da; MENDES, Ricardo Rodrigues; RIBEIRO, José André; CUNHA, Ricardo Almeida.
COMO MILTON SANTOS EXPLICARIA O BRASIL NESSE MOMENTO DE PANDEMIA?
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202218, 31 déc. 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16444. Acesso em: 16 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos