A ATIVIDADE LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: contribuições de Elkonin para a Educação Física Escolar
DOI :
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p109-132Mots-clés :
Educação Física, Psicologia Histórico-Cultural, Ensino-Aprendizagem, DesenvolvimentoRésumé
LUDIC ACTIVITY IN CHILD DEVELOPMENT: Elkonin’s contributions to scholar physical education
LA ACTIVIDAD LÚDICA EN EL DESARROLLO DEL NIÑO: contribuciones de Elkonin para la educación física escolar
As atividades lúdicas, como conteúdo curricular da Educação Física, ao mesmo tempo em que propiciam momentos de lazer e recreação, também representam formas pedagógicas de promover o ensino, uma vez que fazem parte do conteúdo da cultura corporal. A partir disso, o objetivo deste trabalho foi estudar as concepções de atividades lúdicas na perspectiva de Elkonin, compreender sua relação com os processos de desenvolvimento e aprendizagem e relaciona-las aos conteúdos da Educação Física escolar na educação infantil. Este estudo foi feito a partir da análise da principal obra de Elkonin – Psicologia do jogo – e dos objetivos da educação física na educação infantil colocados nos documentos oficiais do MEC e da concepção sobre a cultura corporal. A atividade lúdica, para Elkonin, é a representação de um papel e o uso de um objeto subentendendo outro. É por meio do jogo que a criança apreende a realidade e desenvolve as funções psíquicas, possibilitando sua ação consciente no mundo. Sob este ponto de vista apresenta-se a importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da criança e algumas estratégias pedagógicas que visam facilitar o ensino da educação física. Conclui-se que há a necessidade do professor de educação física compreender o indivíduo em sua totalidade e, em função disso, ensinar a cultura corporal para além do aspecto motor, contribuindo, intencionalmente, para o desenvolvimento da criança. Torna-se assim oportuna a concepção do educar pelo movimento, superando as teorias que se limitam à compreensão de corpo versus mente, ainda recorrente na prática pedagógica do professor de educação física.
Palavras-chave: Educação Física; Psicologia Histórico-Cultural; Ensino-Aprendizagem; Desenvolvimento.
ABSTRACT
The ludic activities, as Physical Education curricular content, propitiate at the same time leisure and recreation moments and also represent pedagogical ways to promote learning, once it is part of the body culture content. Thereof, the purpose of this paper was to study the Ludic Activities conceptions in Elkonin’s perspectives, to comprehend its relation to learning and development processes and to relate these conceptions to scholar Physical Education contents in early childhood education. This study was done from the analysis of Elkonin’s main work – Psychology of play - from the physical education purposes in childhood education used in Brazilians’ educational official documents and from the body culture conception. To Elkonin, the ludic activity is the representation of a role and the use of one object being understood as other. It is through the game/play that child apprehends the reality and assimilates psyche functions, enabling its conscious action in world. In this way, it is learning that boosts development and not the opposite. Under this point of view it is shown the ludic activity importance in child development and some pedagogical strategies that look for facilitate the body culture contents teaching. We conclude that the physical education teacher must comprehend the individual in its totality and, because of this, teach physical education over and above motor aspects, contributing, intentionally, to child development. In this way it makes opportune the conception to educate through movement, overcoming the theories that are limited to the comprehension of body versus mind, still recurrent in the physical education teacher’s pedagogical practice.
Keywords: Physical Education; Historical-cultural Psychology; Teaching-Learning; Development.
RESUMEN
Las actividades lúdicas, como contenido curricular de la Educación Física, mientras ofrecen momentos de recreación también representan formas pedagógicas de fomentar la enseñanza, ya que hacen parte del contenido de la cultura corporal. A partir de eso, el objetivo de este trabajo fue estudiar las concepciones de actividades lúdicas en la perspectiva de Elkonin, comprender su relación con los procesos de desarrollo y aprendizaje y relacionarlas a los contenidos de la Educación Física escolar en la educación infantil. Este estudio se hizo a partir del análisis de la principal obra de Elkonin - Psicología del juego - y de los objetivos de la educación física en la educación infantil colocados en los documentos oficiales del MEC y de la concepción sobre la cultura corporal. La actividad lúdica, para Elkonin, es la representación de un papel y el uso de un objeto deduciendo otro. Es a través del juego que el niño aprehende la realidad y desarrolla las funciones psíquicas, permitiendo su acción consciente en el mundo. Desde este punto de vista se presenta la importancia de las actividades lúdicas en el desarrollo infantil y algunas estrategias pedagógicas que tienen por objetivo facilitar la enseñanza de la educación física. Se concluye que hay la necesidad del profesor de educación física comprender al individuo en su totalidad y, por eso, enseñar la cultura corporal más allá del aspecto motor, contribuyendo, intencionalmente, al desarrollo del niño. Se vuelve así oportuna la concepción del educar por el movimiento, superando las teorías que se limitan a la comprensión de cuerpo versus mente, aún recurrente en la práctica pedagógica del profesor de educación física.
Palabras clave: Educación Física; Psicología Histórico-Cultural; Enseñanza-Aprendizaje; Desarrollo.
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