O QUE SE VÊ E O QUE SE APRENDE: educação e construção de identidades na Praça Mary de Pinho
DOI :
https://doi.org/10.18764/2446-6549/interespaco.v2n6p253-272Mots-clés :
Praça Mary de Pinho, Imperatriz, Educação AmbientalRésumé
A proposta deste artigo é colocar a praça como espaço de construção do conhecimento ambiental, por meio da educação não formal. A pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre a relação entre os processos de percepção ambiental e as práticas socioespaciais na formação de lugares urbanos. Para tanto, este estudo buscou analisar o cotidiano de um conjunto de atores (crianças, idosos, transeuntes e jovens) na Praça Mary de Pinho, na cidade de Imperatriz-MA. O levantamento, de cunho etnográfico, inclui observação, diário de campo, conversações, produção de fotografias e descrição das interações entre os agentes do espaço. As visitas exploratórias ocorreram entre os meses de março e junho de 2016 e mostram que é possível aproximar os papéis das percepções ambientais e os processos educativos desenvolvidos nos espaços públicos de lazer.
Palavras-chave: Praça Mary de Pinho; Imperatriz; Educação Ambiental.
WHAT YOU SEE AND WHAT YOU LEARN: education and construction of identities from the Mary de Pinho Square
ABSTRACT
The purpose of this article is to place the square as a central space in the construction of environmental knowledge through non-formal education. The research aims to understand how is the relationship between the processes of environmental awareness and socio-spatial practices in the construction of urban places. Therefore, this study investigates the daily life of a set of actors (children, the elderly, pedestrians and young people) in the Plaza de Pinho Mary in the town of Imperatriz-MA. The survey, ethnographic, includes observation, field diary, conversations, photos and description of the interactions between the space agent. Exploratory visits took place between March and June 2016 and show that it is possible to approach the roles of environmental perceptions and educational processes developed in public spaces for leisure.
Keywords: Square Mary de Pinho; Imperatriz; Environmental Education.
LO QUE VE Y LO QUE SE APRENDE: La educación y la construcción de las identidades de la plaza Mary de Pinho
RESUMEN
El propósito de este artículo es colocar la plaza como un espacio central en la construcción del conocimiento ambiental a través de la educación no formal. La investigación tiene como objetivo comprender cómo es la relación entre los procesos de la conciencia ambiental y prácticas socio-espaciales en la construcción de lugares urbanos. Por lo tanto, este estudio investiga la vida cotidiana de un conjunto de actores (niños, ancianos, peatones y jóvenes) en la Plaza de Mary dePinho en Imperatriz-MA. La encuesta, etnográfico, incluye la observación, diario de campo, conversaciones, fotos y descripción de las interacciones entre el agente de espacio. Visitas exploratorias se llevaron a cabo entre marzo y junio de 2016 y muestran que es posible acercarse a los roles de las percepciones ambientales y los procesos educativos que se desarrollan en espacios públicos para el ocio.
Palabras clave: Plaza Mary de Pinho; Imperatriz; Educación Ambiental.
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