O COMPLEXO VIÁRIO ULISSES DE GÓIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO ESPAÇO URBANO DA ZONA NORTE DE NATAL/RN
DOI :
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n9p238-248Mots-clés :
Espaço Urbano, Complexo Viário, TrânsitoRésumé
THE ULISSES DE GÓIS VIALE COMPLEX AND ITS IMPLICATIONS IN THE URBAN AREA OF THE NORTH OF NATAL ZONE/ RN
EL COMPLEJO VIARIO ULISSES DE GÓIS Y SUS IMPLICACIONES EN EL ESPACIO URBANO DE LA ZONA NORTE DE NATAL/RN
O complexo viário Ulisses de Góis localizado na porção Norte da capital potiguar é composto pela Ponte Ulisses de Góis, mais conhecida como Ponte de Igapó, a qual foi, durante mais de três décadas, a única ligação entre a porção Norte com o restante da cidade e pelo Viaduto Ulisses de Góis, concluído em 2002, o qual interliga a Ponte de Igapó com outras relevantes artérias desta Zona administrativa natalense. Com a construção deste último componente viário, ocorreram profundas dinâmicas no sistema de trânsito não somente da Zona Norte como o da capital potiguar. Desta forma, a presente pesquisa visou compreender a influência do complexo viário nas dinâmicas impostas no sistema de trânsito e nas próprias configurações urbanas da capital potiguar e as possíveis melhorias (ou não) trazidas por esta obra viária para a fluência dos veículos automotores. Assim, através de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo realizada com a aplicação de questionários estruturados a usuários e moradores da área em questão, observou-se que, apesar de considerável parcela dos usuários (48%) afirmarem que ocorreu significativa melhoria no trânsito da zona Norte com a construção do Viaduto Ulisses de Góis, uma parcela não menos importante (37%) considera que o impacto da construção do viaduto para a fluidez do trânsito fora insignificante, pois a construção do viaduto não contribuiu para a resolução dos problemas de circulação de veículos. Percebeu-se, assim, que se torna necessário dotar a cidade de um planejamento voltado para a sua realidade, objetivando aumentar ainda mais a fluidez do trânsito na capital potiguar, através de medidas como o incremento do transporte de massa, possibilitando ainda mais a mobilidade urbana e, assim, constituindo uma cidade mais justa e igualitária para todos os natalenses.
Palavras-chave: Espaço Urbano; Complexo Viário; Trânsito.
ABSTRACT
The Ulisses de Góis road complex located in the northern part of the capital of potiguar is made up of the Ulisses de Góis Bridge, better known as the Igapó Bridge, which for more than three decades was the only link between the North and the rest of the city and by the Ulisses de Góis Viaduct, completed in 2002, which connects the Igapó Bridge with other relevant arteries of this natal Administrative Zone. With the construction of this last road component, there were profound dynamics in the transit system, not only in the Northern Zone, but also in the capital city. In this way, the present research aimed to understand the influence of the road complex on the dynamics imposed on the transit system and on the urban configurations of the capital of potiguar and the possible improvements (or not) brought by this highway work for the fluency of motor vehicles. Thus, through bibliographic research and field research carried out with the application of structured questionnaires to users and residents of the area in question, it was observed that, despite a considerable portion of users (48%), they affirmed that there was a significant improvement in the area's traffic (37%) considered that the impact of the construction of the viaduct to traffic flow was insignificant, since the construction of the viaduct did not contribute to the vehicles. It was realized, therefore, that it is necessary to endow the city with a planning focused on its reality, aiming to increase even more the flow of traffic in the capital of potiguar, through measures such as the increase of mass transport, making possible even more mobility urban and, thus, being a fairer and egalitarian city for all natalians.
Keywords: Urban Space; Road Complex; Traffic.
RESUMEN
El complejo vial Ulisses de Góis ubicado en la porción Norte de la capital potiguar está compuesto por el Puente Ulisses de Góis, más conocido como Puente de Igapó, el cual fue durante más de tres décadas la única conexión entre la porción Norte con el resto de la ciudad y por el Viaducto Ulisses de Góis, concluido en 2002, el que interconecta el Puente de Igapó con otras relevantes arterias de esta Zona administrativa natalense. Con la construcción de este último componente viario, ocurrieron profundas dinámicas en el sistema de tránsito, no solamente en la Zona Norte como el de la capital potiguar. De esta forma, la presente investigación pretendió comprender la influencia del complejo vial en las dinámicas impuestas en el sistema de tránsito y en las propias configuraciones urbanas de la capital potiguar, y las posibles mejoras (o no) traídas por esta obra vial para la fluencia de los vehículos automotores. Por lo tanto, a través de investigaciones bibliográficas e investigaciones de campo, realizada con la aplicación de cuestionarios estructurados a usuarios y residentes del área en cuestión, se observó que: a pesar de la considerable proporción de los usuarios (48%) que afirman que ocurrió una significativa mejora en el tránsito de la zona, en el norte con la construcción del Viaducto Ulisses de Góis, una parte no menos importante (37%), considera que el impacto de la construcción del viaducto para la fluidez del tránsito fue insignificante, pues no contribuyó a la resolución de los problemas de circulación de los vehículos. Se percibió, que se hace necesario dotar a la ciudad de una planificación volcada hacia su realidad, con el objetivo de aumentar aún más la fluidez del tránsito en la capital potiguar, a través de medidas como el incremento del transporte de masa, posibilitando aún más la movilidad urbana y, así, constituyendo una ciudad más justa e igualitaria para todos los natalenses.
Palabras clave: Espacio Urbano; Complejo Vial; Tráfico.
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