ANÁLISE DAS FEIRAS CIENTÍFICAS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE IMPERATRIZ/MA DIVULGADAS PELO JORNAL 'O PROGRESSO': temáticas emergentes
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.11051Parole chiave:
Feira Científica, Ensino de Ciências, Jornal O Progresso, Educação Básica de Imperatriz/MA.Abstract
ANALYSIS OF THE SCIENTIFIC FAIRS OF THE SCHOOLS OF BASIC EDUCATION OF IMPERATRIZ/MA DISCLOSED BY THE NEWSPAPER ‘O PROGRESSO’: emerging thematics
ANÁLISIS DE LAS FERIAS CIENTÍFICAS DE LAS ESCUELAS DE EDUCACIÓN BÁSICA DE IMPERATRIZ/MA DIVULGADAS POR EL PERIÓDICO ‘EL PROGRESSO’: temáticas emergentes
Este artigo analisa as Feiras Científicas realizadas pelas escolas da rede de ensino da cidade de Imperatriz/MA, a partir do jornal O Progresso no período de 2000 a 2013. As feiras científicas têm sido um divisor de águas na rede de ensino de Imperatriz/MA, visto que desde 2000 escolas privadas e públicas têm realizado edições de eventos desse tipo, como a Mostra Regional de Ciências e Engenharia (MOSTRARCE), realizada por uma escola privada; e nos últimos dez anos a Secretaria Municipal de Educação criou a Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC) para assessorar os professores da rede municipal na criação e desenvolvimento das feiras científicas das escolas municipais. Partindo deste ponto de vista e das experiências escolares, o objetivo do texto é analisar as temáticas que emergem das reportagens do jornal O Progresso sobre as feiras científicas das escolas da rede de ensino de Imperatriz/MA. Para tanto, selecionamos o período de 2000 a 2013 a ser pesquisado devido só existir na Academia Imperatrizense de Letras os exemplares desse período. Pelas análises realizadas podemos dizer que há uma incidência das temáticas, Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente e Saúde, nas reportagens do periódico sobre as feiras científicas realizadas pelas escolas. Acreditamos que essa incidência pode estar relacionada com a maior preocupação presente no período de 2000 a 2013 com o meio ambiente, a saúde e o desenvolvimento tecnológico para a melhoria da vida das pessoas no Brasil e no mundo.
Palavras-chave: Feira Científica; Ensino de Ciências; Jornal O Progresso; Educação Básica de Imperatriz/MA.
ABSTRACT
This article deals with the Scientific Fairs held by the schools of the city of Imperatriz/MA, from the newspaper O Progresso from 2000 to 2013. The scientific fairs have been a watershed in the education network of Imperatriz/MA, since 2000 private and public schools have held editions of
such events, such as the Regional Science and Engineering Show (MOSTRARCE), held by a private school; and in the last ten years the Municipal Secretary of Education created the Municipal Commission of Science and Technology of Imperatriz (COMCITEC) to advise the teachers of the municipal network in the creation and development of scientific fairs of municipal schools. Starting from this point of view and from school experiences, the objective of the text is to analyze the approach of the newspaper The Progress on the scientific fairs of the school network of Imperatriz/MA. To do so, we selected the period from 2000 to 2013 to be searched due to the existence of only the Imperatrizense de Letras Academy. From the analysis carried out we can say that there is an incidence of the themes, Science and Technology; Environment and Health, in the newspaper reports on scientific fairs held by schools. We believe that this incidence may be related to the concern of the period 2000 to 2013 with the environment, health and technological development to improve the lives of people in Brazil and in the world.
Keywords: Scientific Fair; Science Teaching; Newspaper O Progresso; Basic Education of Imperatriz/MA.
RESUMEN
El artículo aborda las Ferias Científicas realizadas por las escuelas de la red de enseñanza de la ciudad de Imperatriz/MA, a partir del diario El Progresso en el periodo 2000 a 2013. Las ferias científicas han sido un divisor de aguas en la red de enseñanza de Imperatriz/MA, ya que desde el año 2000, escuelas privadas y públicas han realizado ediciones de eventos de ese tipo, como la Muestra Regional de Ciencias e Ingeniería (MOSTRARCE), realizada por una escuela privada; y en los últimos diez años la Secretaría Municipal de Educación creó la Comisión Municipal de Ciencia y Tecnología de Imperatriz (COMCITEC) para asesorar a los maestros de la red municipal en la creación y desarrollo de las ferias científicas de las escuelas municipales. A partir de este punto de vista y de las experiencias escolares, el objetivo del texto es analizar los temas que surgen del periódico El Progresso sobre las ferias científicas de las escuelas red de enseñanza de Imperatriz/MA. Para ello, seleccionamos el período de 2000 a 2013 a ser investigado debido a que sólo existen en la Academia Imperatrizense de Letras los ejemplares de ese periodo. Por los análisis realizados podemos decir que hay una incidencia de las temáticas, Ciencia y Tecnología; Medio Ambiente y Salud, en los reportajes del periódico sobre las ferias científicas realizadas por las escuelas. Creemos que esta incidencia puede estar relacionada con la más grande preocupación presente en el periodo 2000 a 2013 con el medio ambiente, la salud y el desarrollo tecnológico para que mejore la vida de las personas en Brasil y en el mundo.
Palabras clave: Feria Científica; Enseñanza de Ciencias; El Progresso; Educación Básica de Imperatriz/MA.
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