OUTROS CONTORNOS RURAIS
estratégias de geração de trabalho e renda desenvolvidas por ex-plantadores de arroz das comunidades rurais de Sobradinho e Martins (Piranguçu, Minas Gerais)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202219Parole chiave:
Estratégias Rurais, Trabalho e Renda, Fim dos Arrozais, Cenário RuralAbstract
As estratégias de geração de trabalho e renda desenvolvidas por ex-plantadores de arroz dos bairros rurais de Sobradinho e Martins, em Piranguçu, sul de Minas Gerais, Brasil, são centrais neste artigo. O objetivo foi conhecer as estratégias desenvolvidas e as mudanças promovidas após o fim dos arrozais nas comunidades a partir dos anos 2000. Para alcançar o objetivo deste trabalho foi necessário recorrer aos próprios sujeitos do cenário a ser pesquisado, o qual foi escolhido pela percepção, de um dos pesquisadores, das mudanças que ocorrem nas localidades estudadas. A investigação ocorreu com vinte sujeitos que possuem vínculo familiar e identitário com os bairros. As entrevistas retrataram as transformações e a configuração dos dois bairros estudados através das histórias de vida de cada morador selecionado. Os resultados mostraram um processo de modificação na estrutura econômica e social dos bairros, o que transformou o modo de vida de seus moradores. Com as estratégias de trabalhos não-agrícolas e das idas para áreas urbanas, os bairros se mostraram incorporados à nova configuração urbana do município de Piranguçu, porém, mantendo uma campesinidade que ainda teima em resistir.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.