Gestão ambiental em bacias hidrográficas: avaliação da fragmentação florestal na sub-bacia do Córrego Meladeiro, Sorocaba-SP, utilizando análise da paisagem

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e16911

Parole chiave:

NDVI, Fragmentação Florestal, Serviços Ecossistêmicos

Abstract

A infraestrutura verde desempenha um papel muito importante para qualidade ambiental das cidades, especialmente relacionados ao combate da fragmentação de habitats naturais. Diante disso, o presente estudo buscou avaliar a condição da fragmentação florestal na sub-bacia do Córrego Meladeiro, em Sorocaba-SP, a partir de índices espaciais de paisagem. Para tanto, a partir de imagens do satélite Landsat 8, realizou-se: o mapeamento do uso do solo na sub-bacia, o cálculo do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e das métricas: área, distância do vizinho mais próximo, índice de circularidade e área central para os fragmentos de florestas. Verificou-se que florestas e pastagem ocupam a maior parte da sub-bacia e encontra-se sob fragmentação florestal e fortemente sujeita ao efeito de borda. Isto é evidenciado pelo alto número de fragmentos florestais muito pequenos, com formato moderadamente alongado e baixo índice de área central. Diante disso, ressalta-se a necessidade de planos de gestão para manejo e preservação destas áreas remanescentes, dada sua importância, principalmente em termos de serviços ecossistêmicos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Alessandra Leite da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba

 Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba. Mestra em Sistemas de Infraestrutura Urbana pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas.

Darllan Collins da Cunha e Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba

Doutor em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba. Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba.

Roberto Wagner Lourenço, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba

Doutor em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba. Professor e Diretor do Instituto de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba.

Regina Márcia Longo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC/Campinas

Doutora em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas – FEAGRI/UNICAMP. Professora no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Infraestrutura Urbana da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Admilson Írio Ribeiro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas – FEAGRI/UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP/Sorocaba.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-03-24

Come citare

SILVA, Alessandra Leite da; SILVA, Darllan Collins da Cunha e; LOURENÇO, Roberto Wagner; LONGO, Regina Márcia; RIBEIRO, Admilson Írio.
Gestão ambiental em bacias hidrográficas: avaliação da fragmentação florestal na sub-bacia do Córrego Meladeiro, Sorocaba-SP, utilizando análise da paisagem
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 10, n. 01, p. e16911, 24 mar. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/16911. Acesso em: 20 ott. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos