IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO RIO GRAVATÁ
um estudo no distrito de Engenheiro Schnoor, Araçuaí-MG
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202321Parole chiave:
Semiárido, Gestão de recursos hídricos, Negligência socioambiental, PertencimentoAbstract
Nesta pesquisa realizam-se discussões sobre os impactos socioambientais que envolvem o rio Gravatá, afluente da margem direita da sub-bacia do Araçuaí, considerando o manejo dos recursos hídricos nesta porção do semiárido. Nesse sentido, este trabalho aborda sobre a bacia hidrográfica do Araçuaí e promove debates relacionados às condições socioambientais de um dos seus importantes tributários, o rio Gravatá. A fim de atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa descritiva, de base qualitativa, por meio de estudo bibliográfico e pesquisa amostral com três sujeitos do distrito de Engenheiro Schnoor. Ao final do estudo percebeu-se a importância do resgate de memórias, além dos impactos socioambientais e as práticas irresponsáveis que trazem drásticas consequências ao rio Gravatá e à população. Além disso, o uso de bases cartográficas mostraram tanto a importância do rio Gravatá, quanto os riscos em negligenciar a gestão hídrica. Cabe ressaltar também o atual cenário do rio, marcado pela prática de despejo do esgoto, plantações de eucalipto nas nascentes, assoreamento e longos períodos de estiagem.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.