PADRÕES DE CAMINHABILIDADE NA CRIAÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PROJETOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202212Parole chiave:
Espaço Geográfico, Escalas Urbanas, Método IAAPEAbstract
Os índices de caminhabilidade tornam-se capazes de evidenciar as características dos passeios públicos nas cidades em escala mundial. O objetivo do manuscrito é identificar os padrões de caminhabilidade pela opinião dos usuários dos passeios públicos de circulação pedonal nas 22 áreas setoriais da cidade de Passo Fundo/RS-Brasil. O método consistiu inicialmente na identificação dos trechos com maior circulação de pedestres na cidade. Após foram abordados 269 usuários in loco para a aplicação do Método do IAAPE, com o uso dos 7Cs: conectividade, conveniência, conforto, conviviabilidade, clareza, coexistência e compromisso. As informações coletadas foram submetidas ao método de regressão. Os resultados gerados no Método IAAPE destacam o item coexistência (67,34%) e o compromisso (57,25%) com menor satisfação dos usuários. A média geral da satisfação dos usuários correspondeu a 71,21%. Os dados da pesquisa podem auxiliar projetos urbanos que venham atribuir melhorias nos passeios públicos.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.