SUSCETIBILIDADE À EUTROFIZAÇÃO E CENÁRIOS FUTUROS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COSTEIRAS

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202323

Parole chiave:

Eutrofização, Suscetibilidade Ambiental, LOICZ, ASSETS

Abstract

As bacias hidrográficas sofrem pressões antrópicas que causam estresse ambiental, como o processo de eutrofização que provoca perda da suscetibilidade ambiental. A pesquisa objetivou relacionar o processo de eutrofização com fatores antropogênicos, como: crescimento populacional, abrangência da coleta e tratamento de esgotos e planejamento urbano. Neste estudo foram analisadas três bacias hidrográficas situadas na Ilha de Santa Catarina, Florianópolis – SC: Itacorubi, Ratones e Tavares. Foram utilizados modelos para a avaliação do estado trófico dos estuários: Land Ocean Interacions in the Coastal Zone (LOICZ) e Assessment of Estuarine Trophic Status (ASSETS). Esses modelos auxiliam na compreensão dos processos relacionados à perda da saúde dos ecossistemas aquáticos de forma holística. O estado trófico das bacias hidrográficas foi considerado de mesotrófico a eutrófico. Os cenários simulados demonstraram que os estuários necessitam de medidas de redução da pressão antrópica, por meio do aumento da abrangência da coleta e tratamento de esgoto. A simulação de cenários destacou quais devem ser as medidas mitigadoras tomadas para o bom estado ecológico dos ambientes com a investigação das características físicas, biogeoquímicas e antrópicas. Ademais, é importante que haja ampliação do esgotamento sanitário em diferentes níveis de tratamento para manutenção ou reversão da condição atual dos estuários.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Aichely Rodrigues da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL.

Claudinei José Rodrigues, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Mestre em Perícia Criminal Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.

Alessandra Larissa D’Oliveira Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Oceanografia Química e Geológica pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Curso de Graduação em Oceanografia e dos Programas de Pós-Graduação em Oceanografia e Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-03-05

Come citare

SILVA, Aichely Rodrigues da; RODRIGUES, Claudinei José; FONSECA, Alessandra Larissa D’Oliveira.
SUSCETIBILIDADE À EUTROFIZAÇÃO E CENÁRIOS FUTUROS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS COSTEIRAS
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202323, 5 mar. 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/23243. Acesso em: 16 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos