A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DOS TESTES PSICOLÓGICOS PARA O ENSINO EM MINAS GERAIS NA DÉCADA DE 1930
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.v3n11p211-226Parole chiave:
História da Educação, Testes Psicológicos, Laboratório de Psicologia.Abstract
THE HISTORICAL IMPORTANCE OF PSYCHOLOGICAL TESTS FOR TEACHING IN MINAS GERAIS IN THE 1930s
UNA IMPORTANCIA HISTÓRICA DE PRUEBAS PSICOLÓGICAS PARA LA ENSEÑANZA EN MINAS GENERALES EN LA DÉCADA DE 1930
O presente artigo tem por objetivo apresentar a importância histórica dos testes psicológicos, aplicados pelo Laboratório de Psicologia em Minas Gerais, na década de 1930; Apresentar as pesquisas desenvolvidas na Escola de Aperfeiçoamento em Belo Horizonte, MG, bem como verificar as possíveis contribuições desse trabalho, coordenado pela professora russa Helena Antipoff, quando prestou assessoria à secretaria do Interior em Minas Gerais na aplicação de testes de inteligência que visavam organizar as classes homogêneas por nível intelectual e as classes especiais. A aplicação de testes psicológicos foi um dos trabalhos pioneiros no Brasil. O laboratório adaptou os testes para a população de Minas Gerais a fim de conhecer as crianças mineiras obtendo informações sobre aspectos da personalidade, do desenvolvimento físico e social de cada aluno, além de realizar um levantamento do rendimento escolar e seus fatores determinantes para as práticas pedagógicas. Foram consultados documentos e fontes bibliográficas que tratam da implementação e dos estudos da referida escola. Esta análise permitiu identificar a diversidade de testes aplicados pelo laboratório e de como eles subsidiaram uma nova proposta de organização das classes, novos modelos pedagógicos que contribuíram para o ensino das crianças mineiras.
Palavras-chave: História da Educação; Testes Psicológicos; Laboratório de Psicologia.
ABSTRACT
The present article aims to present the historical importance of the psychological tests applied by the Laboratory of Psychology in Minas Gerais, in the 1930s; Present the research developed at the School of Improvement in Belo Horizonte, MG, as well as verify the possible contributions of this work, coordinated by the Russian professor Helena Antipoff, when she advised the interior secretary in Minas Gerais in the application of intelligence tests to organize the homogeneous classes by intellectual level and special classes. The application of psychological tests was one of the pioneer works in Brazil. The laboratory adapted the tests for the population of Minas Gerais in order to get to know the children of Minas Gerais, obtaining information on aspects of the personality, physical and social development of each student, besides carrying out a survey of the school performance and its determining factors for the pedagogical practices. Documents and bibliographic sources dealing with the implementation and studies of this school were consulted. This analysis allowed to identify the diversity of tests applied by the laboratory and how they subsidized a new proposal of class organization, new pedagogical models that contributed to the teaching of the children of Minas Gerais.
Keywords: History of Education; Psychological Tests; Psychology Laboratory.
RESUMEN
Este artículo tiene como objetivo presentar la importancia histórica de las pruebas psicológicas aplicadas por el Laboratorio de Psicología en Minas Gerais, en la década de 1930; Presentar la investigación desarrollada en la Escuela de Perfeccionamiento en Belo Horizonte, MG, y para verificar las posibles contribuciones de este trabajo, coordinado por el profesor ruso Helena Antipoff, cuando se proporciona asesoramiento a la secretaría del Interior en Minas Gerais en la aplicación de las pruebas de inteligencia destinada a organizar clases homogéneas por nivel intelectual y clases especiales. La aplicación de pruebas psicológicas fue uno de los trabajos pioneros en Brasil. El laboratorio adaptado las pruebas para la población de Minas Gerais con el fin de conocer a los niños mineros reciben información sobre aspectos de la personalidad, el desarrollo físico y social de cada estudiante, además de la realización de un estudio del rendimiento escolar y sus determinantes para las prácticas pedagógicas, documentos y de la literatura que se ocupan de la aplicación y los citados estudios escolares fueron consultados. Este análisis nos permitió identificar la diversidad de las pruebas realizadas por el laboratorio y la forma en que subvencionan una nueva propuesta para la organización de las clases, los nuevos modelos pedagógicos que contribuyó a la enseñanza de los niños mineros.
Palabras clave: Historia de la Educación; Pruebas Psicológicas; Laboratorio de Psicología.
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